Deputado Pedro Lucas (União/MA) constrange Lula e recusa Ministério das Comunicações
Compartilhar
Apesar da recusa de Pedro Lucas, o União Brasil ainda trata o Ministério das Comunicações como feudo da sigla e pretende indicar um nome para comandar a pasta.
O Palácio do Planalto ainda avalia como tratar a saia justa que virou a oferta do Ministério das Comunicações ao União Brasil. O indicado pelo partido, deputado federal Pedro Lucas (MA), enrolou quase duas semanas para responder ao convite de Lula para, finalmente, recusar o posto. O nome do parlamentar chegou a ser confirmado por Lula no início do mês, mas Pedro Lucas pediu até o fim do feriado de Páscoa para dar uma resposta definitiva.
Eventual transferência do deputado para a Esplanada deflagrou um racha na bancada do União Brasil na Câmara. O cotado para o posto era o ex-ministro de Lula Juscelino Filho, que deixou o ministério após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por desvios de emenda.
Parte da bancada se rebelou contra a movimentação e o partido travou a negociação pelo ministério. Apesar da recusa de Pedro Lucas, o União Brasil ainda trata o Ministério das Comunicações como feudo da sigla e pretende indicar um nome para comandar a pasta.
Veja abaixo a nota do presidente do União Brasil, Antônio Rueda:
O União Brasil recebeu com apreço e respeito o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao considerar o deputado Pedro Lucas Fernandes para a condução do Ministério das Comunicações.
Trata-se de um reconhecimento não apenas à trajetória do parlamentar, mas também à relevância institucional do partido no cenário político nacional. Agradecemos a confiança do presidente da República e reiteramos nossa disposição para o diálogo republicano e a construção conjunta de soluções que fortaleçam o Brasil.
Após uma avaliação cuidadosa, e em consonância com a bancada federal, o deputado Pedro Lucas optou por permanecer à frente da liderança do União Brasil na Câmara, posição estratégica para o partido diante da complexidade da agenda legislativa que se apresenta.
Essa decisão, tomada com maturidade e responsabilidade, não representa qualquer desacordo muito menos constrangimento entre o partido e o governo federal. Ao contrário: reflete o compromisso com a estabilidade política e a coerência na condução das nossas prioridades parlamentares.
O União Brasil, ciente da importância da pasta das Comunicações, indicará um novo nome técnico para avaliação do presidente da República.
Seguimos firmes em nosso propósito de atuar com equilíbrio, respeito institucional e espírito público, sempre em favor do interesse nacional.
Antônio Rueda
Presidente Nacional do União Brasil
Fonte: Diário do Poder