Jorge Messias, Advogado-geral da União.

Jorge Messias, Advogado-geral da União pode ficar até 30 anos no STF se for o escolhido

Publicado em: 20/10/2025 17:081,1 Min. de Leitura

Compartilhar

Indicação seria a terceira feita por Lula ao STF neste mandato.

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, cotado como o principal nome para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barrosopode permanecer na Corte por até 30 anos.

Atualmente com 45 anos, Messias está três décadas distante da idade limite para os ministros do STF, que são obrigados a se aposentar compulsoriamente aos 75 anos, conforme o regimento interno da Corte. Próximo ao núcleo político do Partido dos Trabalhadores, Jorge Messias tem a confiança do presidente Lula (PT) e é considerado peça-chave na articulação jurídica do governo.

A saída de Barroso, anunciada de forma antecipada, abre espaço para mais uma indicação de Lula ao STF, a terceira em seu atual mandato. O presidente já nomeou os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino, ambos com forte ligação com seu governo.

A decisão final sobre a nova indicação cabe ao presidente da República, mas o nome precisa ser sabatinado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado.

Fonte: Diário do Poder