
Pixuleco marcou passagem de Lula por Natal em campanha eleitoral do 2º turno.
Pixuleco marcou passagem de Lula por Natal em campanha eleitoral do 2º turno.
Lula foi recebido pelo Pixuleco ao visitar Natal em campanha
Compartilhar
Símbolo de protestos nacionais contra a corrupção do “petrolão”, o boneco Pixuleco foi inflado em uma das principais vias de acesso à capital potiguar, na sexta (18), para recepcionar o presidente Lula (PT), em sua agenda eleitoral de apoio à candidata petista Natália Bonavides. Na campanha do 2º turno da disputa da Prefeitura de Natal, o PT rivaliza com o deputado federal Paulinho Freire (União), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Além do boneco que retrata Lula vestido de presidiário, o protesto organizado pelo grupo Força Democrática, próximo à Ponte Newton Navarro, estendeu faixas com críticas ao presidente, e igualando sua candidata à governadora Fátima Bezerra (PT) como “farinha do mesmo saco”.
A comparação explora a reprovação de 70,3% da gestão da governadora petista no Rio Grande do Norte, divulgada em agosto pela pesquisa 98 FM/DataVero, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº 07182/2024.

Pixuleco marcou passagem de Lula por Natal em campanha eleitoral do 2º turno.
Símbolo da Lava Jato
A imagem de Lula com uniforme de presidiário faz referência ao período em que esteve preso por 580 dias, após ser condenado por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em decorrência da Operação Lava Jato, que investigou o esquema bilionário de corrupção denominado de “petrolão”, por sangrar os cofres da Petrobras. Lula cumpriu parte da pena de 8 anos e 10 meses de prisão, anulada em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por ilegalidades no processamento e julgamento do caso.
O termo “pixuleco” era usado pelo ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para se referir à propina recolhida das empreiteiras por contratos com a Petrobras. Veja o momento da recepção de Lula registrado por um dos manifestantes e divulgado pela Tribuna do Norte:
Veja o protesto: Veja aqui
Fonte: Diário do Poder