Jorge Messias o “Bessias” (AGU), indicado por Lula (PT)

Lula interfere no Senado articulando por Jorge Messias o “Bessias” no STF

Publicado em: 03/12/2025 00:111,1 Min. de Leitura

Compartilhar

Irritado com a forte reação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e convencido de que isso sinaliza possível derrota da indicação de Jorge Messias oBessias para vaga no Supremo Tribunal Federal, Lula (PT) decidiu interferir nas negociações.

O “corpo-a-corpo” na barganha de votos foi iniciado na segunda-feira (1º), quando Lula despachou com Weverton Rocha (PDT/MA), relator da indicação. Ainda não se sabe se a tentativa de isolar Davi Alcolumbre pode reverter a derrota ou a confirmar.

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Novo Barata Ribeiro

Jorge Messias oBessias pode entrar para a História como primeira indicação rejeitada em 131 anos, desde o caso único de Cândido Barata Ribeiro em 1894.

Pode virar tiro no pé

A interferência de Lula pode até precipitar a derrota de Jorge Messias oBessias  já na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), próximo dia 10.

Na corda bamba

Governistas projetam 14×13 votos pró-Bessias na CCJ, mas, no limite, se Davi Alcolumbre “virar” apenas um voto, a indicação seria derrotada.

Situação difícil

No plenário, as projeções de voto são negativas para Jorge Messias oBessias, que só conta por enquanto com 30 ou 31 votos, embora necessite no mínimo 41.

Fonte: Diário do Poder