Mansour bin Zayed Al Nahyan preside reunião do conselho do Banco Central dos Emirados Árabes Unidos
Compartilhar
O vice-presidente, vice-primeiro-ministro e presidente da Corte Presidencial, xeique Mansour bin Zayed Al Nahyan, que também preside o conselho de administração do Banco Central dos Emirados Árabes Unidos (CBUAE, na sigla em inglês), presidiu na terça-feira (16/12) a reunião do conselho do banco, realizada no Qasr Al Watan, em Abu Dhabi. Os vice-presidentes do conselho Abdulrahman Al Saleh e Jassem Mohammed Bu Ataba Al Zaabi e o presidente do Banco Central, Khaled Mohamed Balama, participaram do encontro.
Os membros do conselho Younis Haji Al Khoori, Sami Dhaen Al Qamzi e Ali Mohammed Al Rumaithi também estiveram presentes. A reunião contou ainda com a participação de Ahmed Saeed Al Qamzi, Saif Humaid Al Dhaheri e Ibraheem Al Sayed Al Hashemi, assistentes do presidente do banco; Al Hashemi atua ainda como chefe do gabinete executivo e secretário-geral do conselho de administração.

Mansour bin Zayed Al Nahyan
Na abertura da reunião, Mansour bin Zayed Al Nahyan deu as boas-vindas aos participantes e elogiou os esforços e os resultados do Banco Central em 2025, que, segundo ele, contribuíram para o desenvolvimento do setor financeiro do país e para reforçar a posição dos Emirados Árabes Unidos como polo financeiro global.
Mansour bin Zayed Al Nahyan afirmou que o Banco Central avança de forma contínua, em linha com as diretrizes da liderança do país, na implementação de estratégias voltadas ao fortalecimento da estabilidade financeira, à elevação da eficiência do sistema financeiro, ao apoio à transformação digital e ao desenvolvimento de um ambiente financeiro inovador e seguro, com foco em aumentar a competitividade da economia nacional.
O conselho analisou a pauta, os resultados do Banco Central em 2025 e o andamento de projetos de transformação em operações bancárias e serviços de apoio, incluindo o projeto de depositária central internacional de valores mobiliários e o sistema de liquidação bruta em tempo real (RTGS). O colegiado também aprovou o orçamento estimado do banco para 2026.

O conselho recebeu atualização sobre a emiratização no setor financeiro e sobre os resultados do programa “Ithraa” de emiratização nos setores bancário, financeiro e de seguros (2023-2026). Segundo o Banco Central, 95% das metas do programa foram alcançadas com a contratação de 9.754 emiradenses.
O conselho também foi informado sobre a adesão de vários bancos centrais à plataforma “Jisr” para moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) e sobre a interligação com a interface de pagamentos instantâneos dos Emirados Árabes Unidos (IPI). A atualização incluiu ainda o esquema nacional de cartões “Jaywan”, criado para facilitar pagamentos transfronteiriços, reduzir custos de transação e permitir liquidação instantânea entre o país e outras nações.
Segundo o comunicado, as iniciativas estão alinhadas à estratégia do Banco Central de ampliar, em 2026, a adesão de outros bancos centrais aos sistemas de pagamento dos Emirados Árabes Unidos, com o objetivo de fortalecer perspectivas econômicas e reforçar o papel do país na conectividade financeira global.

O colegiado analisou planos de desenvolvimento dos sistemas regulatório e legislativo para os setores bancário e de seguros e aprovou a emissão de três novos regulamentos: O de licenciamento de seguros, o de corretoras de seguros e o de telemarketing. As medidas atendem aos requisitos da Resolução do Gabinete nº 56, de 2024, sobre regras de telemarketing, com o objetivo de reforçar a proteção ao consumidor e elevar a eficiência do mercado.
A reunião discutiu ainda projetos ligados ao programa de transformação da infraestrutura financeira do país, implementado pelo Banco Central, o sistema de governança do conselho, iniciativas para ampliar a emiradização, cooperação internacional e planos de subsidiárias do Banco Central.
O conselho analisou relatórios de diferentes departamentos do Banco Central e adotou decisões consideradas pertinentes, em apoio às prioridades da próxima etapa e ao fortalecimento do sistema financeiro dos Emirados Árabes Unidos.
Fonte: WAM Emirados
