Oposição conquista comissões relevantes no Senado
Compartilhar
Presidentes das comissões são indicados pelos líderes partidários. Flávio Bolsonaro presidirá a Comissão de Segurança Pública e Damares Alves (PL/DF) a Comissão de Direitos Humanos.
Após volta do senador Davi Alcolumbre (União/AP) à presidência do Senado, a direita garantiu o controle de comissões importantes na Casa. O senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ) assumirá a Comissão de Segurança Pública. Marcos Rogério (PL/RO) ficará à frente da Comissão de Infraestrutura. Já a Comissão de Direitos Humanos será presidida por Damares Alves (Republicanos/DF).
O Partido Liberal (PL) também deve comandar a Comissão do Esporte. Outras comissões, como as de Comunicação e Direito Digital, Defesa da Democracia e Transparência, ainda aguardam definições.
Os presidentes das comissões são selecionados por meio da indicação dos líderes partidários, que fazem as negociações para definir quem ficará à frente de cada grupo. De acordo com Marcos Melo, diretor da Secretaria de Comissões, os presidentes possuem o que é chamado de “poder de agenda”, ou seja, eles têm a autoridade para definir as pautas das reuniões e escolher os relatores dos projetos.
As comissões começam seus trabalhos apenas depois de constituírem seus membros e elegerem os presidentes e vices. Além de analisarem propostas legislativas, esses grupos também tem a capacidade de convocar ministros, realizar sabatinas com indicados para tribunais e embaixadas, fiscalizar ações do governo e promover audiências públicas.
Fonte: Diário do Poder