Lula

Países do Brics e até Mercosul ignoram Lula e não aparecem na cúpula da COP30

Publicado em: 10/11/2025 00:171,2 Min. de Leitura

Compartilhar

Lula (PT) durante a recepção aos poucos governantes que apareceram para a cúpula da COP30.

As ausências dos países do Mercosul e principalmente do Brics, organismos multilaterais tão festejadas e bajuladas por Lula (PT), expuseram aos olhos do mundo o fracasso da reunião de cúpula que antecedeu os debates técnicos previstos na COP30. O caso mais grave foi a ausência dos presidentes de países do Mercosul, justo quando Lula ocupa a presidência rotativa do organismo. Para diplomatas, pode ter havido boicote liderado pelo presidente da Argentina, Javier Milei.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Inclua-nos fora

A ausência de países do Brics é humilhante, após Lula arruinar relações com os EUA pregando a substituição do dólar nas relações comerciais.

Muy aliados

Nenhum dos “parças” do Brics veio à cúpula: Xi Jiping (China), Vladimir Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia) e Matamela Ramaphosa (África do Sul).

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Piscadela para Donald Trump

Diplomatas suspeitam que isolando Lula na COP30, países do Brics e do Mercosul quiseram “fazer um gesto” a Donald Trump.

Até tu, companheiro?

Até o uruguaio Yamandú Orsi, raro esquerdista que conseguiu ser eleito no continente, também não apareceu na cúpula. O Itamaraty silencia.

Fonte: Diário do Poder