Emirados Árabes Unidos

Passaporte dos Emirados Árabes Unidos avança e entra no top 5 mundial

Publicado em: 20/01/2026 00:043,9 Min. de Leitura

Compartilhar

Os Emirados Árabes Unidos registraram a maior alta de longo prazo entre todos os países no Henley Passport Index, após subir 57 posições nas últimas duas décadas e alcançar o 5º lugar no ranking global de 2026.

Na edição mais recente do índice que completa 20 anos em 2026 e é baseada em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) cidadãos emiradenses passaram a ter acesso a 184 destinos com isenção de visto ou visto na chegada. O número representa um salto de 149 destinos desde 2006, a maior evolução já registrada na história do ranking. Os Emirados vêm fortalecendo o peso do passaporte por meio de atuação diplomática contínua, política estratégica de vistos e ampliação de parcerias bilaterais e multilaterais.

“A ascensão dos Emirados Árabes Unidos no Henley Passport Index não tem paralelo”, afirmou Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners e criador do índice. “O resultado mostra como visão de longo prazo, estabilidade política e diplomacia ativa podem se traduzir em benefícios concretos de mobilidade para cidadãos e em maior poder de influência para o país.”

No ranking de 2026, os Emirados Árabes Unidos aparecem à frente de passaportes tradicionalmente bem colocados, como o da Nova Zelândia (6º), do Reino Unido e da Austrália (7º), do Canadá (8º) e dos Estados Unidos (10º). O desempenho reforça a consolidação do país como ator global na construção de relações internacionais e no aumento do acesso sem visto para seus cidadãos.

Emirados Árabes Unidos

Comentando o ranking, o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Omar Obaid Al Shamsi, disse que a ascensão recorde do passaporte emiradense reflete a visão de futuro da liderança e o compromisso firme com abertura, diálogo e cooperação global. “Essa conquista é resultado dos esforços incansáveis da diplomacia dos Emirados Árabes Unidos para estabelecer parcerias estratégicas que elevem a posição do país no cenário internacional.”

Al Shamsi acrescentou que, ao ampliar a liberdade de viagem, os Emirados garantem aos cidadãos oportunidades cada vez maiores no mundo e, ao mesmo tempo, estimulam o crescimento e a colaboração globais. “A trajetória do país é um exemplo de como visão, engajamento e abertura podem se traduzir em benefícios concretos para a população e para a comunidade internacional”, destacou.

A demanda global por viagens internacionais segue em alta. A IATA projeta mais de 5,2 bilhões de passageiros em voos no mundo em 2026, e a força do passaporte ganha peso como instrumento de participação econômica e social, além de ampliar o poder de influência dos países.

“Um número recorde de pessoas deve viajar em 2026. Os benefícios econômicos e sociais inequívocos gerados por essas viagens aumentam à medida que elas se tornam mais acessíveis”, afirmou Willie Walsh, diretor-geral da IATA. “Enquanto muitos governos buscam reforçar o controle de suas fronteiras, formuladores de políticas públicas não devem ignorar avanços tecnológicos como identidade digital e passaportes digitais. É possível conciliar viagens mais convenientes com fronteiras seguras.”

Emirados Árabes Unidos

Emirados Árabes Unidos

Uma pesquisa da Henley & Partners sobre os fatores que influenciam a força de um passaporte aponta elementos estruturais como reciprocidade em políticas de visto, relações exteriores ativas, situação econômica e abertura orientada pelo turismo. O estudo indica que países que negociam isenções e constroem vínculos de cooperação tendem a ampliar a liberdade de viagem de seus cidadãos, e que estabilidade política e econômica, combinada com alto grau de abertura a visitantes e residentes estrangeiros, se relaciona diretamente com ganhos sustentados.

“A força de um passaporte não é acidental ela é construída com visão e política claras”, afirmou Kaelin. Ele disse que países que investem em credibilidade diplomática, abertura recíproca e cooperação internacional ampliam a mobilidade de seus cidadãos. “Nações como os Emirados Árabes Unidos, em especial, com uma liderança estável e clara, priorizaram turismo, comércio e engajamento global como parte de estratégias mais amplas de diversificação econômica, ajudando a impulsionar melhorias sucessivas no acesso sem visto. Os Emirados exemplificam como uma abordagem estratégica e de longo prazo para a atuação internacional se traduz diretamente na força do passaporte”, concluiu.

Fonte: WAM Emirados