Projetos sociais têm até 30 de Abril para se inscreverem nos editais unificados do Instituto Neoenergia

Publicado em: 24/04/2025 00:172,3 Min. de Leitura

Compartilhar

Organizações que atuam no DF e em mais cinco estados terão iniciativas financiadas por meio de leis de incentivo federais e estaduais.

Com o objetivo de impulsionar iniciativas nas áreas de arte, cultura, esporte, saúde, assistência social e direitos humanos, o Instituto Neoenergia lançou, pela primeira vez, uma convocação unificada com três editais. A Chamada de Editais Instituto Neoenergia 2025 / 2026 está com inscrições gratuitas abertas até o próximo dia 30 de abril para organizações que atuam no Distrito Federal, além da Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Os interessados devem acessar o site do Instituto Neoenergia.

A depender da lei de incentivo, os projetos podem ser contemplados com recursos de até R$ 1 milhão, garantindo maior alcance e sustentabilidade das ações. O Instituto Neoenergia espera investir, até o ano que vem, cerca de R$ 35 milhões, por meio de leis de incentivo federais e estaduais.

As oportunidades são para organizações sem fins lucrativos e instituições aptas a captar recursos via incentivos fiscais. A seleção está disponível para os editais Transformando Energia em Cultura, Jogando Juntas e o inédito Ilumina Social, que vai apoiar projetos que tenham crianças, adolescentes, idosos, pacientes oncológicos e pessoas com deficiência.

Transformação social e apoio a iniciativas comunitárias – A atuação do Instituto Neoenergia mostra a importância do investimento social privado para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico em diversas regiões brasileiras.

Os projetos selecionados serão credenciados para financiamento ao longo dos anos de 2025 e 2026. O objetivo é fortalecer iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e gerar impacto positivo no Distrito Federal e nos cinco estados.

Ilumina Social – O objetivo é apoiar projetos que tenham crianças, adolescentes, idosos, pacientes oncológicos e pessoas com deficiência como beneficiários. Também visa fortalecer ações de inclusão social, assistência à saúde e promoção dos direitos humanos, contribuindo para a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável.

Transformando Energia em Cultura – Voltado para iniciativas que utilizam a arte e a cultura como ferramentas de transformação social, valorizando a identidade e o patrimônio cultural brasileiro, estimulando a inclusão social de crianças, jovens e mulheres.

Jogando Juntas – O objetivo do programa segue o propósito da Neoenergia de promover a equidade de gênero e a inclusão social de meninas e mulheres por meio do esporte. Os projetos a serem selecionados no edital devem incentivar a participação feminina em qualquer modalidade esportiva.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Neoenergia Brasília