Raimundo Ribeiro

Recondução de Raimundo Ribeiro à ADASA é aprovada por unanimidade em comissão da CLDF

Publicado em: 23/10/2025 00:172,7 Min. de Leitura

Compartilhar

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na tarde da terça-feira (21), a recondução de Raimundo Ribeiro ao cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (ADASA). A indicação foi feita pelo governador Ibaneis Rocha, e o novo mandato terá duração de cinco anos, com início previsto para 5 de novembro.

Raimundo Ribeiro

Raimundo Ribeiro

A aprovação foi unânime após a sabatina realizada em audiência pública. Agora, o nome de Raimundo Ribeiro segue para análise do plenário da CLDF. Votaram a favor os deputados Daniel Donizet (MDB), Joaquim Roriz Neto (PL), Rogério Morro da Cruz (PRD) e Doutora Jane (Republicanos).

Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na tarde desta terça-feira (21) a recondução de Raimundo Ribeiro para ocupar o cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (ADASA/DF)

A sabatina integra o processo legal de nomeação de dirigentes da ADASA, que exige apreciação legislativa. Durante a sessão, os parlamentares elogiaram o desempenho da agência nos últimos anos e destacaram avanços na regulação e fiscalização do setor.

Raimundo Ribeiro afirmou ter recebido a primeira indicação, em 2020, como “uma missão”, mas contou que acabou se apaixonando pelo trabalho. Ele apresentou um balanço das principais ações do mandato atual, como a reestruturação administrativa da ADASA, a realização de concurso público e a convocação de todos os aprovados, o que fortaleceu o quadro técnico da instituição.

Para o próximo ciclo, Ribeiro disse que a prioridade será completar o quadro de servidores, melhorar a prestação de serviços e evitar uma nova crise hídrica no DF.

“Não temos o direito de submeter a população do DF a uma situação de falta d’água. A ADASA é um órgão de Estado voltado para o atendimento à população. Precisamos buscar a excelência, porque sempre é possível melhorar”, afirmou Raimundo Ribeiro.

Raimundo Ribeiro

Raimundo Ribeiro

O dirigente também destacou que a agência trabalha na prevenção de impactos provocados pelas mudanças climáticas, com ações voltadas a diferentes cenários possíveis.

Perfil

Com ampla experiência na administração pública, Raimundo Ribeiro já atuou como advogado da União (1993 / 2012), delegado do patrimônio da União no DF (1999 / 2000), professor de Legislação Tributária e Direito Administrativo (1989 / 2006), além de ter exercido dois mandatos como deputado distrital (2007 / 2010 e 2015 / 2018) e o cargo de secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (2007 / 2008).

A votação no plenário da Câmara deve ocorrer nos próximos dias e, se confirmada, garantirá a continuidade da atual gestão da ADASA, marcada por avanços técnicos e foco em sustentabilidade hídrica.

Fonte: Mídia Alternativa