Relatório da WAM destaca os principais marcos dos Emirados Árabes Unidos em 2022

Publicado em: 05/01/2023 00:113 Min. de Leitura

Compartilhar

O ano de 2022 foi sem dúvida um ano ativo para os EAU, que foi palco de uma série de eventos-chave, resoluções e realizações distintas, impulsionando ainda mais a marcha do desenvolvimento sustentável do país.

Com o novo ano logo ao virar da esquina, a Agência de Notícias dos Emirados Árabes Unidos (WAM) produziu um relatório destacando a grande conquista dos Emirados Árabes Unidos em 2022.

Em Janeiro, dois marcos importantes: a implementação do novo fim de semana nos EAU e o estabelecimento da primeira zona econômica espacial na cidade de Masdar.

Em fevereiro, os EAU anunciaram o relaxamento gradual das restrições de capacidade operacional em atividades e eventos, e a introdução de um imposto corporativo federal sobre lucros empresariais.

Enquanto isso, março testemunhou a aprovação da resolução sobre licença sabática para cidadãos dos EAU que trabalham no governo e desejam iniciar seus próprios negócios, e culminou com a espetacular Cerimônia de Encerramento da Expo 2020 Dubai, que registrou mais de 24 milhões de visitas.

No final de abril, o Gabinete dos EAU aprovou a Estratégia de Economia Digital dos EAU, assim como sua adesão à Parceria Internacional para o Hidrogênio e Células a Combustível na Economia (IPHE).

Maio foi um momento de grande luto para os Emirados Árabes Unidos, que foi atingido com pesar pelo falecimento do Xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan, mas a nação logo depois sentiu um sopro de alívio com a eleição de Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan como novo presidente dos Emirados Árabes Unidos.

No início de Junho, o Presidente Sua Alteza Xeque Mohamed ordenou a conclusão dos pedidos pendentes de subsídios habitacionais e a reestruturação do programa de apoio aos cidadãos de baixa renda, e mais tarde foi emitida a lei do seguro-desemprego do país.

Em Julho, houve um inspirador discurso televisivo, quando o Presidente Sua Alteza Xeque Mohamed anunciou as prioridades da nação e os planos futuros, logo após o Gabinete dos Emirados Árabes Unidos ter aprovado os controles para licença sabática para os cidadãos que trabalham no governo.

O mês de agosto começou com uma nota alta com a formação do “Comitê Superior para a Transformação Digital do Governo”. Os EAU também ocuparam a 13ª posição mundial no índice de renda nacional bruta per capita (RNB).

Em setembro, o país lançou a nova geração do passaporte dos EAU e, mais tarde naquele mês, iniciou a operação da Unidade 3 da Usina de Energia Nuclear de Barakah.

Quanto a outubro, os principais marcos dos EAU incluíram o lançamento do período experimental do novo Sistema Avançado de Vistos e a aprovação do orçamento federal do país 2023-2026, com um gasto estimado em AED 252,4 bilhões.

Em novembro, os EAU avançaram na frente da conservação ambiental com o lançamento de uma parceria entre os EAU e os EUA para investir US$ 100 bilhões para gerar 100 gigawatts adicionais de energia limpa em todo o mundo. Novembro também marcou o retorno total dos EAU à normalidade com o cancelamento de todas as medidas preventivas da COVID 19.

Finalmente, os EAU encerraram o ano com dois grandes avanços no setor espacial, ao organizar o primeiro Debate Espacial de Abu Dhabi e lançar o primeiro rover lunar do mundo árabe, apelidado de “Rashid Rover”.

Fonte: WAM

Últimas notícias