
Presidente Lula ao lado da ex-primeira-dama do Pero Nadine Heredia e do ex-presidente do Peru, Ollanta Humala.
Transparência acusa Lula de dar fuga a ex-primeira-dama corrupta, Pero Nadine Heredia
Compartilhar
ONG critica uso da FAB na fuga de Pero Nadine Heredia, condenada a 15 anos de prisão por corrupção.
A Transparência Internacional criticou duramente o governo Lula pelo uso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira no transporte da ex-primeira-dama peruana Pero Nadine Heredia ao Brasil, onde ela recebeu asilo diplomático. A ONG afirmou que a FAB atuou como “piloto de fuga” ao retirar Pero Nadine Heredia de Lima, classificando o episódio como “uma desonra que o povo brasileiro não merecia”.
Condenada a 15 anos de prisão por contribuições ilegais da Odebrecht nas campanhas de 2006 e 2011 caso em que seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, também foi condenado e está preso Pero Nadine Heredia desembarcou em Brasília em abril, acompanhada do filho. O voo custou R$ 345 mil, segundo dados obtidos pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo/RS) via requerimento ao Ministério da Defesa.
O chanceler Mauro Vieira afirmou à época que o asilo teve base humanitária, citando uma cirurgia recente da ex-primeira-dama e a presença de um menor de idade. Segundo ele, o uso da FAB era a única forma segura e rápida de retirada, amparada pela Convenção de Caracas e pela “tradição de acolhimento” do Brasil.
No início do mês, a defesa de Pero Nadine Heredia pediu ao STF a invalidação de provas usadas em sua condenação. Em benefício da ex-primeira dama condenada por corrupção, ministro Dias Toffoli acolheu o pedido dos seus advogados brasileiros, ligados ao PT, para anular provas produzidas pela Odebrecht do pagamento de suborno ao casal, por meio de Pero Nadine Heredia, e ainda proibiu cooperação do governo brasileiro na cessão dessas evidências à Justiça peruana.
Fonte: Diário do Poder
