Por Eduardo Magregor
Atualmente, a capital federal ocupa a quinta posição no ranking, com 1.086.015 veículos (número atualizado em 2020).
A pandemia de Covid 19 mudou diversos atendimentos públicos no Brasil e no mundo. O ano de 2021 foi mais um ano de pandemia e de crescimento no atendimento virtual da autarquia.
Neste período muitas coisas foram feitas para melhorar o atendimento aos usuários. É sabido dizer que durante este período, o principal objetivo do órgão foi facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos. Desta forma, diversos serviços, antes disponibilizados apenas de forma presencial, passaram a ser realizados virtualmente pelo https://portal.detran.df.gov.br/ aplicativo do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.
“Com esses dois anos de pandemia, o benefício para a população foi de forma geral acelerando os processos de digitalização, e os processos eletrônicos nos meios digitais.“
De janeiro de 2019 a 02 de janeiro de 2022 foram enviadas 745 mensagens em forma de alguma reclamação ou dúvida ao site reclame aqui. Gerando em 1.095 dias um saldo positivo na gestão do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.
Com o total de 745 reclamações acentuadas em 3 anos no site do reclame aqui, numero esse extremamente baixo em caráter de soma pela quantidade de veículos existentes na capital federal que vem a ser 1.086.015 veículos.
Observação: do ano de 2019 a 2022 entre as reclamações apontadas pelo site, muitas delas já foram resolvidas em seu Ano de origem. Com o atendimento realizado muitos dos reclamantes não retornam ao site para dar como resolvido suas dúvidas e atendimentos.
Por determinação do Governador Ibaneis Rocha, Zélio Maia e servidores estão demonstrando capacidade e evolução ao facilitar a vida do cidadão, usuário dos serviços prestados pelo órgão.
Fonte: Blog Olhar Digital