23.5 C
Brasília
25/04/2024
InícioNotíciasBrasilBolsonaro não tem sido fator de instabilidade nenhuma na economia

Bolsonaro não tem sido fator de instabilidade nenhuma na economia

Para colunista, presidente pode ser o mais contestado, criador de caso e desastroso da mundo, mas não apita na economia – e nisso tem mérito

Por J.R Guzzo / [email protected]

Há um culpado direto, ou quase, pelo não crescimento da economia em 2019: o presidente Jair Bolsonaro. De novo? Também nisso? Sim, pelo que se diz por aí. É curioso. Bolsonaro, a não ser pela responsabilidade geral que carrega como chefe do governo, não tem interferência praticamente nenhuma na condução da política econômica seguida desde o ano passado.

Nesse ponto, na verdade, só tem méritos: escolheu e banca todos os dias a melhor equipe econômica que o Brasil já teve desde, pelo menos, o Plano Real. Mas, segundo opiniões de grande porte, a economia só cresceu 1% no ano passado pelas tensões constantes que Bolsonaro criou nos seus confrontos com o mundo político, com a mídia e com mais uma porção de gente.

Bolsonaro pode ser o presidente mais contestado, criador de caso e desastroso do mundo, mas não tem sido fator de instabilidade nenhuma na economia. Os números básicos atestam isso. A inflação, na última medição, ficou em 0,2% ao mês. Os juros estão a 4,25% ao ano, com tendência a cair para 4%. O nível de risco do Brasil, nas avaliações internacionais, caiu para menos de 100 pontos, o mais baixo nos últimos dez anos. O resto do painel de controle é igualmente positivo; os “fundamentos”, como se diz, estão corretos.

O problema que muita pouca gente menciona, e que por isso mesmo faz procurar culpados e soluções nos lugares errados, é que o Brasil vai arrecadar este ano por volta de R$ 3,5 trilhões e não tem dinheiro para comprar um picolé no boteco da esquina. É absolutamente inútil procurar qualquer tipo de saída enquanto a discussão não começar por aí. Um país assim não pode crescer nem com Jesus Cristo e os Doze Apóstolos no governo.

*Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Fonte: Metrópoles

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -