20.5 C
Brasília
16/04/2024
InícioNotíciasBrasilJuiz nega pedido de Lula para proibir Hang de patrocinar aviões com...

Juiz nega pedido de Lula para proibir Hang de patrocinar aviões com faixas em SC

Por Dagmara Spautz

O juiz Fernando Machado Carboni negou o pedido de liminar feito pelos advogados do ex-presidente Lula, para proibir o empresário Luciano Hang de financiar o sobrevoo de aviões com mensagens de ataque ao petista no Litoral de Santa Catarina. Na decisão, o juiz afirma que, na condição de pessoa pública, o ex-presidente “está sujeito a críticas por parte da população”.

O magistrado baseia-se em uma decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que publicações jornalísticas com caráter crítico ou irônico, dirigidas a figuras públicas, não são passíveis de responsabilização judicial.

Avião sobrevoa praias com faixa anti-Lula

O juiz acrescenta, no entanto, que “caso comprovado, posteriormente, algum excesso (…) isso poderá resultar em reparação por dano moral”. O que não admite, afirma, é “censura prévia, o que não é permitido pela Constituição”.

Luciano Hang não admitiu publicamente o financiamento das faixas, que desde a semana passada sobrevoam o Litoral catarinense. Em 1º de dezembro, no entanto, ele informou nas redes sociais que pagaria pela ação de propaganda e divulgou sugestões de frases a serem usadas nas faixas.

Nesta segunda-feira (30), após vir à tona o processo judicial, o empresário falou sobre liberdade de expressão nas redes sociais: “Lula continua o mesmo, quer ganhar sem trabalhar. Onde esta a liberdade de expressão? O Estado democrático de direito?”.

Procurado, o advogado de Hang, Fábio Roberto de Souza, disse que tomou conhecimento da ação pela imprensa e que não pode comentá-la porque o empresário ainda não foi citado.

Fonte: NSC Total

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -