25.5 C
Brasília
24/02/2021
Início Notícias Brasil Marco Aurélio prevê mudança de qualidade com Luiz Fux na presidência no...

Marco Aurélio prevê mudança de qualidade com Luiz Fux na presidência no STF

Ministro também faz reparos a críticas de colegas do Supremo ao presidente da República

O Ministro Marco Aurélio afirmou na manhã nesta terça-feira (8) que haverá uma “modificação substancial” com a nova presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Ministro Luiz Fux assume o cargo nesta quinta-feira (10), em substituição a Dias Toffoli, que deixa o comando da Corte depois de dois anos.

Marco Aurélio lembrou que Toffoli era um advogado, quando foi nomeado ministro do STF, e lembrou a trajetória de Fux como advogado, procurador e também como magistrado, inclusive no Superior Tribunal de Justiça (STJ), antes de chegar ao STF.

O ministro também  condenou declarações de colegas do STF atacando o atual presidente da República. Ele lembrou que Jair Bolsonaro foi eleito com quase 58 milhões de votos e que, por isso, “é o presidente dos 211 milhões de brasileiros”. Ele também destacou a necessidade do “devido respeito a ele próprio” e ao cargo que ocupa.”

“A postura do Supremo precisa ser exemplar”, afirmou Marco Aurélio. “Há pouco mesmo, o presidente e o vice do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pronunciaram-se a respeito e de forma cáustica, e isso não é bom”.

Ouça o trecho da entrevista em que Marco Aurélio comenta os ataques de ministros a Bolsonaro:

Revezamento

A mudança na presidência do STF obedece à tradição: o ministro com mais tempo de Casa e que ainda não tenha ocupado o cargo é escolhido para biênio seguinte.

Para Marco Aurélio Mello, seu colega Dias Toffoli deu uma “conotação política muito grande à presidência do STF”. Ele espera de Fux “uma relação mais cerimoniosa” com os outros poderes.

A partir de agora, segundo ele, o Supremo terá uma agenda mais voltada para os julgamentos.

A cerimônia de posse deve contar com a presença de poucas autoridades por causa da pandemia. Jair Bolsonaro foi convidado, assim como os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, além do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente, Marco Aurélio Mello disse que o Supremo deve dar o exemplo na relação com os outros Poderes.

Com a posse de Luiz Fux no comando do STF, a vice-presidência passa a ser exercida pela ministra Rosa Weber.

O ministro Marco Aurélio concedeu entrevista aos jornalistas Thays Freitas, Pedro Campos e Cláudio Humberto, no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.

Fonte: Diário do Poder

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
Mandando bala na notícia, informando e detonando de uma forma que você nunca viu! Obrigado por acessar nosso blog!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias