29.5 C
Brasília
18/03/2024
InícioNotíciasBrasilMarcos Pontes destaca produção nacional de vacinas contra a Covid 19

Marcos Pontes destaca produção nacional de vacinas contra a Covid 19

O ministro afirmou que a RedeVírus MCTI apoia o desenvolvimento de 15 estratégias de vacinas nacionais contra a Covid, 3 delas com pedidos de aprovação de testes na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A ciência brasileira está preparada. Nós temos indústrias brasileiras capazes de produzir a vacina. O que precisa é a coordenação de todo esse sistema”, afirmou Marcos Pontes.

Durante agenda de entrevistas em São Paulo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações detalhou o desenvolvimento de imunizantes e revelou a construção de Centro Nacional de Vacinas em Minas Gerais

A produção nacional de vacinas contra a Covid 19 foi o principal tema de uma série de entrevistas concedidas à imprensa pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, durante agenda em São Paulo (SP). Em entrevistas à BandNews TV, na quarta (25) e à rádio Jovem Pan, na quinta (26), o ministro destacou as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e ressaltou que a ciência brasileira está preparada para a produção de imunizantes contra a Covid 19 no Brasil.

Durante participação no programa Jornal da Manhã, da Jovem Pan, Marcos Pontes anunciou que a produção em escala dos imunizantes no Brasil será feita em um Centro Nacional de Vacinas, que será construído em Minas Gerais. “A partir do ano que vem o Brasil vai estar completamente preparado e independente na produção de vacinas”, garantiu.

O ministro afirmou que a RedeVírus MCTI apoia o desenvolvimento de 15 estratégias de vacinas nacionais contra a Covid, 3 delas com pedidos de aprovação de testes na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A ciência brasileira está preparada. Nós temos indústrias brasileiras capazes de produzir a vacina. O que precisa é a coordenação de todo esse sistema”, afirmou Marcos Pontes.

Ministro Marcos Cesar Pontes
Ministro Marcos Cesar Pontes

Pfizer

Também na rádio Jovem Pan, o ministro comentou a assinatura de uma carta de intenção da Pfizer e a BioNTech com a farmacêutica brasileira Eurofarma para a produção da vacina no laboratório no país. “Acho isso excelente. Prepara as indústrias brasileiras para a produção de vacinas de mensageiro RNA. Uma das vacinas do MCTI é exatamente essa de mensageiro RNA. O Brasil está à disposição da Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser um produtor e distribuidor para diversos países”, afirmou Marcos Pontes.

De acordo com o ministro, a produção de vacinas no Brasil torna o processo de logística menos arriscado e facilita o controle no caso de mutações. “Podemos adaptar rapidamente com tecnologia nacional e para outras doenças também, como no caso Zica, Chikungunya e outras doenças.”

Em relação à possibilidade do surgimento de novas pandemias, o ministro citou o projeto da construção de um Laboratório de Biossegurança Nível 4, uma infraestrutura que será acoplada ao superlaboratório de luz síncroton, o Sirius, para ajudar o Brasil no enfrentamento de futuras pandemias. O projeto inédito na América Latina será construído no Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Orçamento

Durante as entrevistas, o ministro disse que há uma expectativa de aumento no orçamento destinado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações para 2022. Além do governo federal, o ministro reforçou que o setor de C,T&I também deverá contar com cerca recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Em outra frente de atuação, Marcos Pontes revelou que o ministério também tem buscado orçamentos externos, da iniciativa privada, para projetos de ciência e tecnologia. “Para a recuperação econômica de qualquer país, é essencial ciência, tecnologia e inovação”, afirmou.

Fonte: MCTI – Departamento de Articulação e Comunicação

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -