28.5 C
Brasília
25/04/2024
InícioNotíciasBrasilNasce o partido União Brasil com a fusão do DEM e PSL...

Nasce o partido União Brasil com a fusão do DEM e PSL nesta quarta

O segundo encontro com representantes do DEM e PSL é oficializada a instituição do União Brasil. Dentre os participantes dos partidos, representaram as legendas a senadora Soraya Thronicke, o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta, o deputado federal Luciano Bivar e o jornalista José Luiz Datena, nome ventilado para a presidência 2022.

A fusão venceu por quase uma unanimidade, por exceção do voto contrário do ministro Onyx Lorenzoni

A fusão dos partidos Democratas (DEM) e do Social Liberal (PSL) deve ser oficializada ontem quarta-feira (6), durante Convenção Nacional. Serão realizadas duas reuniões, de manhã o DEM delibera a união dos partidos e à tarde, em uma convenção conjunta será anunciado o resultado da votação.

A fusão dos partidos foi aprovada quase por unanimidade, somente o Ministro Onix votou contrário à medida.

O Presidente nacional do DEM, Antônio Carlos Magalhães Neto, abre os trabalhos do colegiado e anuncia que os esforços são para “conciliar” as necessidades dos dois grandes partidos.

Voz e voto

A expectativa da junção de legendas é formar a maior bancada do Congresso Nacional. Atualmente, o DEM possui 28 cadeiras na Câmara e seis no Senado; já o PSL tem 53 deputados e uma senadora.

Onyx declarou que é importante manter a individualidade dos integrantes de ambos partidos. “Eu fui o segundo deputado mais votado do meu estado, eu me sinto no direito de estar em qualquer partido e ter voz, ter voto. Porque eu não estou aqui para representar a mim, mas aos interesses da população que me elegeu”, diz o ministro.

Para apresentar um contraponto, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, informou que a garantia da reserva de 3/5 para votação é essencial aos interesses do DEM, que possui menos representantes nas Casas Legislativas.

“Os partidos estão desidratando, os partidos não existem. Essa é a iniciativa do presidente ACM Neto, foi a atitude mais lucida desse país. Se nós trouxéssemos todos os deputados e senadores para o voto, não iriamos decidir nenhuma matéria favorável a nós. Eles [PSL] tem uma ampla vantagem de deputados sobre nós, o DEM estaria entrando sem nenhuma condição de disputa. Nós não estamos excluindo ninguém, estamos fazendo com que cada parlamentar que não tem direito a voto, terá lá”, diz Caiado.

União Brasil

O segundo encontro com representantes do DEM e PSL é oficializada a instituição do União Brasil. Dentre os participantes dos partidos, representaram as legendas a senadora Soraya Thronicke, o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta, o deputado federal Luciano Bivar e o jornalista José Luiz Datena, nome ventilado para a presidência 2022.

Bivar foi eleito presidente do União Brasil, mantendo o posto que já ocupava no PSL nacional.

O senador Davi Alcolumbre  procedeu a leitura de carta enviada pelo presidente do senado, Rodrigo Pacheco, que não pode participar do evento por cumprir missão em Roma, para a pré-COP 26.

O comunicado parabeniza a fusão e os presidentes dos dois partidos, Bivar e Neto. “Sem a menor sombra de dúvida, a fusão marcará a historia e o destino do partido. Que a união pretendida dos dois partidos possa gerar frutos para a nova agremiação, bem como para o nosso país”, diz carta de Pacheco.

Luciano Bivar anuncia, mais uma vez, as demandas de Onyx Lorenzoni, dentre as quais a reeleição do Presidente Jair Bolsonaro. O tema foi indeferido por Bivar, que justificou ser antecipação eleitoral, e que “decisão será oportunamente tomada”.

Efraim Filho, líder do DEM na Câmara, faz discurso e comemora a fusão. “Estamos fazendo história, o futuro há de olhar pelo retrovisor e ver essa data como uma data importantíssima. O União Brasil trará duas bancadas que têm pensado juntos, que tem identidade de agenda, em especial na agenda econômica. A agenda do Brasil sempre foi muito maior que a agenda de qualquer governo”.

Ronaldo Caiado ressalta o trabalho dos parlamentares e demais afiliados do DEM e que, para além de uma bancada maior, o União Brasil contará com a larga história do partido. “O Democratas não chega somente com números, ele chega com experiência. O Brasil tem jeito, o Brasil tem rumo e o Brasil tem União e vitória”, diz o governador.

Fonte: Diário do Poder

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -