24.5 C
Brasília
19/04/2024
InícioNotíciasBrasilNovo partido União Brasil nasce gigante e rachado

Novo partido União Brasil nasce gigante e rachado

O chanceler Carlos França é a mais recente vítima de fake news da lacrolândia: Inventaram que o colega francês teria se recusado a recebê-lo em Paris, onde o brasileiro esteve por 48 horas para cumprir agenda composta só de reuniões multilaterais na OCDE e no âmbito da OMC.

O problema é que tanto no PSL quanto no DEM, há deputados que apoiam o presidente Jair Bolsonaro e até participam do seu governo

Apesar do tamanho, e certamente em razão disso, o novo partido União Brasil, com sua bancada milionária de 82 deputados federais, já nasce dividido. O problema é que tanto no PSL quanto no DEM, há deputados que apoiam o presidente Jair Bolsonaro e até participam do seu governo. Caso, por exemplo, do gaúcho Onyx Lorenzoni, ministro coringa do atual governo, agora na pasta do Trabalho. Onyx é a melhor aposta da União Brasil para o governo do seu Estado na disputa pela vaga de senador.

Carta branca

O problema se repete em vários Estados: no RS, Onyx admite ficar no União Brasil, mas quer carta branca para apoiar Bolsonaro.

Partido dos contras

Como esta coluna revelou, a condição imposta por Luciano Bivar (dono do PSL) para a fusão ao DEM é o novo partido se opor a Bolsonaro.

Bolsonarista no RS

No caso de Onyx, além da liberação para apoiar Bolsonaro, ele também quer o comando da nova legenda no Rio Grande do Sul.

União de interesses

A fusão que resultou no União Brasil é só um “casamento de interesses”, de olho nos milhões dos fundos Partidário e Eleitoral. Crises serão rotina.

Senador Eduardo Gomes (MDB/TO), Líder do Governo no Congresso

Nome para 3ª via é só Bolsonaro, avisa senador

As dificuldades de diálogo entre pré-candidatos da “terceira vida” para a disputa presidencial de 2022, são agravadas agora pelas exigências que cada um tem feito para apoiar qualquer outro nome. Em conversa com senadores, o senador Eduardo Gomes (MDB/TO), experiente articulador político e Líder do Governo no Congresso, não resistiu: “Cuidado com as exigências nesse perfil que estão buscando”, afirmou, em tom de ironia. “Para a terceira vida, só há um candidato: Jair Messias Bolsonaro”, disse.

Único a fazer frente

O otimismo de Eduardo Gomes tem a ver com a convicção, frequente na classe política, de que só Bolsonaro teria condições de derrotar Lula.

Uma via sem votos

Isso também parte do princípio de que nenhum dos pré-candidatos da 3ª via soma intenção de votos que o garanta no segundo turno da disputa.

Antecipando a briga

Essa condição leva os aliados de Bolsonaro a pregar apoio à sua reeleição ainda no 1ºturno, antecipando o confronto direto como petista.

Mais um na lista

Com anúncio festivo programado para novembro, a candidatura do ex-ministro Sergio Moro presidente deve ser confirmada na próxima semana pela presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP).

Nova vítima

O chanceler Carlos França é a mais recente vítima de fake news da lacrolândia: Inventaram que o colega francês teria se recusado a recebê-lo em Paris, onde o brasileiro esteve por 48 horas para cumprir agenda composta só de reuniões multilaterais na OCDE e no âmbito da OMC.

Brasil mandou bem

O Brasil designou comitiva “de alto nível”, de três ministros (Relações Exteriores, Casa Civil e Cidadania, para as reuniões da OCDE em Paris. Pegou bem e ouviu elogios. Só os EUA levaram comitiva tão relevante.

Vítima calejada

O presidente da Câmara, Arthur Lira, foi para a 7ª Cúpula de presidentes de parlamentos de países do G20, mas a notícia que prosperou foi a de que ele viajou com outros colegas para fazer turismo por conta do erário.

Nem adianta explicar

Paulo Guedes se ofereceu para ir à Câmara explicar sua offshore no exterior, mas a oposição emplacou sua “convocação” só para passar a impressão ou “narrativa” de que será obrigado a prestar esclarecimentos.

Chumbo trocado

O senador Humberto Costa (PT/PE) disse que o governo “só é bom para quem tem milhões em paraíso fiscal”. Costa foi acusado de coisa pior, nos escândalos de corrupção quando foi ministro da Saúde de Lula.

Peso fora dos ombros

O ministro Fábio Faria (Comunicações) comemorou a queda no risco de racionamento de energia do país. Segundo ele, o risco “vai a praticamente zero” graças às ações e planejamento do governo federal.

Questão de tempo

Enquanto governadores e prefeitos de grandes capitais posam de gestor de pandemia, a maioria das cidades do país não registra mais mortes por Covid. Mas os demais prefeitos se sentem reféns do noticiário nacional.

Pensando bem

As máscaras começam a cair pelo país, e não apenas literalmente.

Fonte: Diário do Poder

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -