23.1 C
Brasília
20/06/2024
InícioNotíciasBrasilPodemos assume Secretaria de Transparência da Câmara

Podemos assume Secretaria de Transparência da Câmara

Ato de lançamento será nesta quarta-feira (15)

O Podemos assume a recém-criada Secretaria de Transparência da Câmara dos Deputados. O partido confirmou o nome do deputado federal Roberto Lucena (PODEMOS/SP) como novo secretário do órgão.

O ato de lançamento da Secretaria e posse de Roberto Lucena será nesta quarta-feira (15), no Salão Nobre da Câmara. Na ocasião, também será celebrado o aniversário de oito anos de criação da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

“Nossa missão é tornar a Câmara cada vez mais transparente e próxima dos cidadãos. Temos que continuar avançando em um diálogo permanente com a sociedade”, afirma Lucena.

Entre suas primeiras ações, o parlamentar antecipa a proposta de criação de um “Conselho” com representantes da sociedade civil organizada para atuar em conjunto com a Secretaria da Transparência na identificação e fiscalização de convênios entre a Câmara dos Deputados e outros órgãos públicos.

A deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos, reforça a importância do parlamento brasileiro em contar com um órgão de controle social e aprimoramento de transparência.

“A transparência é uma bandeira do Podemos e uma marca da atuação dos nossos parlamentares. Nos últimos anos, muito se avançou aqui na Câmara, mas faltava um órgão específico para unificar procedimentos, estudar o tema e regulamentar iniciativas de transparência”, destaca.

A Secretaria da Transparência, criada por um Projeto de Resolução, no mês passado, terá como função supervisionar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação na Câmara, promover a cultura da transparência na Casa, nos demais Poderes e na sociedade civil, propor medidas de aprimoramento da legislação, acesso à informação e controle social da administração pública. Promoverá ainda pesquisas e estudos para o uso da tecnologia de informação em prol da transparência no Parlamento.

Perfil do Secretário

Roberto de Lucena está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. É presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção e a Frente Parlamentar Mista da Liberdade Religiosa, Refugiados e Ajuda Comunitária.

Em 2015, integrou o governo de São Paulo como Secretário de Turismo. Na Câmara, presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO).

Serviço

Lançamento da Secretaria de Transparência da Câmara

Data: 15 de maio, quarta-feira, às 17h

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Fonte: Ascom Partido PODEMOS

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -