17.5 C
Brasília
26/04/2024
InícioColunas e BlogsGilson AraújoGilson Araújo, seu amor e respeito pelos índios

Gilson Araújo, seu amor e respeito pelos índios

Na tarde de ontem quarta-feira (24) o pré-candidato a deputado distrital Gilson Araújo (PTB) foi convidado pelo cacique Roberto (Tupinambá) para comparecer ao encontro com várias etnias indígenas na Praça do Buriti. Gilson já foi por diversas vezes em Ilheus/BA, porém em Outubro de 2017 esteva lá mais uma vez e ficou hospedado no Condomínio Alvense em frente ao território dos Tupinambás em Ilheus/BA, virando um aliado dos Tupinambás!

Se encontrando na Praça do Buriti conheceu o cacique Ramon (Tupinambá), cunhado do cacique Roberto e lá conversaram sobre vários temas, dentre eles: território, agronegócio, política e outros diversos assuntos. Lá foi informado sobre as 22 tribos e os 13 caciques que compõem o conselho da região. Ramon é o cacique coordenador de 5 tribos (comunidades): Tupinambás, Tukuni, Pixixica, Serra Negra e Kururutinga. Lá também conheceu o cacique Reinaldo que coordena mais 3 tribos (comunidades): Aldeia Mamão, Queimada e Itariri.

Relembravam o tempo todo que antes de Cabral chegar as terras eram deles, agora a agroindústria, quer tomar todas terras dos índios, sujam os rios e até maltratam os índios. Que a FUNAI precisava entender este problema e defender eles. Que as tomadas de decisões entre as tribos são resolvidas de uma forma coletiva, em as tribos e os caciques, mais mesmo assim eles não têm força, suficiente para mudar está situação. Dia 19 de Abril é dia do Índio, porém o dia do índio para eles é todo dia.

Gilson mostrou preocupação em razão de sus aflições e informou que vai estar sempre disponível para combater tais situações em prol dos índios Tupinambás. Daquele papo ficou marcado para após as eleições Gilson comparecer em Ilhéus na aldeia dos Tupinambás e verificar as necessidades da tribo!

Áudios:

Cacique Ramon (Tupinambá):

Pré-candidato a Deputado Distrital Gilson Araújo (Podemos):

“Quem fez faz e faz melhor!” – Gilson Araújo (PTB)

Fonte: Informando e Detonando

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -