Por Informando & Detonando
Com a proximidade da transição do governo do Distrito Federal, e a frente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/DF) desde início de 2016, a atual Direção-Geral do instituto faz balanço de sua gestão nesses últimos dois anos. Segundo a diretora-geral, Ivone Machado, o Procon alcançou resultados importantes em diversas áreas, especialmente em relação à infraestrutura, modernização e efetividade na resolução de demandas dos consumidores.
Em 2016 a atual gestão realizou a reestruturação administrativa do Procon, necessária para a criação de unidade orçamentária do instituto, garantindo autonomia financeira para o órgão em relação à Secretaria de Justiça e Cidadania. “Nossa independência orçamentária foi muito importante para garantirmos autonomia para o Procon na gestão dos recursos financeiros e dar agilidade na melhoria da infraestrutura de material e de pessoal”, explica Ivone.
A diretora também ressalta que, ainda em 2016, foi necessária a regularização do contrato de aluguel do espaço ocupado pela sede do órgão, no edifício Venâncio 2000. “O Procon estava com ordem de despejo e sem cobertura contratual. Conseguimos negociar a diminuição do valor do aluguel em relação à proposta apresentada em chamamento público”, garante.
A sede do Procon também foi modernizada, com reestruturação do espaço físico e a aquisição de mobiliário e divisórias no início de 2017. Em 2018 foi finalizada a instalação de cabeamento estruturado, com aquisição de infraestrutura física para suporte de rede. A central telefônica 151 também foi reestruturada, com instalação de equipamento moderno para o atendimento à população. Segundo Ivone Machado, a nova central 151 diminuiu em 80% as reclamações recebidas pela ouvidoria do Procon em relação a esse serviço.
Ainda com objetivo de garantir infraestrutura para o atendimento ao público, a atual gestão firmou um termo de cooperação com o Ministério Público do DF, em solenidade realizada no Palácio do Buriti em julho de 2017. O acordo permite a transferência de recursos para o Fundo de Defesa do Direito do Consumidor do DF. A expectativa é que sejam repassados mais de R$ 50 milhões para o Procon, que serão investidos em melhorias do instituto, com aquisição de imóvel próprio, novos computadores e a implantação de atendimento virtual e por aplicativo de celular. A diretora aponta que a aquisição de sede própria para o órgão irá possibilitar uma economia de mais de R$ 1 milhão por ano aos cofres públicos e que a lei para compra de novo prédio já foi sancionada e a aquisição está em fase de procedimento licitatório.
A modernização no atendimento ao consumidor também foi propiciada pela implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em todo o instituto em 2018 e a migração do servidor de dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) para do datacenter corporativo do Distrito Federal. “Essas duas ações foram imprescindíveis para um atendimento ao público mais eficiente. A tramitação das reclamações dos consumidores está totalmente eletrônica, o que possibilita maior celeridade nas resoluções dos conflitos. Com a migração no Sindec para o datacenter do DF, temos um sistema estável e ágil para o registro das reclamações”, explica Ivone.
Fonte: Informando e Detonando / Blog do Ulhoa