Por Eduardo Magregor
“O céu é o mar de Brasília”, como diz o ditado do Cerrado, e o Lago Paranoá é um dos melhores lugares para apreciar seu vasto horizonte e se refrescar diante de tal beleza.
Além das belezas naturais do local. O lago Paranoá possui um cenário de grandes competições de esportes náuticos, tais como Wakeboard, Wakesurf e Triathlon, e se destaca por ser um local que combina tanto com dias de sol quanto com noites enluaradas, perfeito para um brinde à vida e às belezas naturais de Brasília.
“A natureza com toda a sua beleza e biodiversidade em contraste com a imponência do concreto das obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer. O Lago Paranoá é também generoso. Amaina a seca do Planalto Central e dá para Brasília oportunidades de negócios em atividades culturais, esportivas, de lazer e de gastronomia”.
O uso dos pedalinhos e caiaques faz parte deste uso agradando o bolso dos que ali frequentam. A prainha do Lago Norte é um verdadeiro convite irrecusável para caminhadas ao pôr do sol em seguida de mergulhos nas águas do lago. Este sendo um importante espaço de reverência à cultura do lazer em Brasília.
Localizada entre o Varjão, Lago Norte e Paranoá. A Prainha recebe em centenas de visitantes para a tradicional passagem em família em seus finais de semana e entre a semana em quantidade menos de pessoas. Um local muito disputados para o uso popular também dos moradores das cidade com Ceilândia, samambaia, Santa Maria, Gama e entre outras mais.
O Lago Paranoá, é um deleite visual para seus visitantes. Sendo ela um divisor de águas, tanto na arquitetura quanto no tráfego da cidade. Seja de barco, de bicicleta ou a pé, chegando já próximo a Ponte JK é um ponto turístico imperdível.
O local também é muito procurado para práticas de Stand-up Paddle, caiaque e pedalinho. Um ponto bastante frequentado por quem ama fotografar e desfrutar de paisagens inspiradoras oferecendo quiosques com serviços variados, ciclovias, pista para caminhadas e espaço para piqueniques em seu gramado próximo.
Não somos objetos diante de um mundo que prediz realidade humana. Somos a ponta da adaga diante da sociedade em pleno aprendizado.
By Sérgio Loros / Informando e Detonando
Fonte: Blog Olhar Digital / Informando e Detonando