26.5 C
Brasília
19/04/2024
InícioNotíciasDestaquesAbdullah bin Zayed e Ahmad Al Sabah co-presidem o Comitê Conjunto Emirados...

Abdullah bin Zayed e Ahmad Al Sabah co-presidem o Comitê Conjunto Emirados Árabes Unidos & Kuwait

O Xeque Abdullah bin Zayed Al Nahyan, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional e o Xeque Dr. Ahmad Nasser Al-Mohammad Al-Sabah, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Kuwait, co-presidiram na quinta-feira à quarta ronda do Comité Misto UAE-Kuwait, que se realizou através de videoconferência.

O Xeque Abdullah abriu o seu discurso rezando a Deus, o Todo Poderoso, para que a alma do falecido Xeque Sabah Al-Ahamd Al-Jaber Al Sabah descansasse.

“Permitam-me que comece por rezar a Deus, o Todo-Poderoso, para que tenha piedade da alma de um grande homem árabe de sabedoria e tolerância, o falecido Xeque Sabah Al-Ahamd Al-Jaber Al Sabah, cuja morte trouxe uma perda para o Kuwait e para ambas as nações árabes e muçulmanas”.

O Xeque Abdullah expressou a sua confiança na liderança e sabedoria do Amir do Kuwait Sua Alteza Xeque Nawaf Al-Ahmad Al-Jaber Al Sabah e do Príncipe Herdeiro Sua Alteza. Mishal Al-Ahmad Al-Jaber Al Sabah “Aguardamos com expectativa a continuação da nossa acção conjunta para aprofundar e desenvolver ainda mais as nossas relações fraternas. Estamos sempre interessados em trocar opiniões com os nossos irmãos no Estado do Kuwait sobre os desafios, desenvolvimentos e questões regionais e internacionais, a fim de construir posições unificadas para impulsionar mais progresso e prosperidade para os povos da região”, acrescentou ele.

O Xeque Abdullah louvou o progresso significativo das relações entre os dois países nos últimos anos, com o comércio não-petrolífero a aumentar de 7 mil milhões de dólares em 2016 para 10,5 mil milhões em 2019. Isto permitiu ao Kuwait tornar-se o quinto maior mercado para as exportações não-petrolíferas dos Emirados Árabes Unidos, enquanto que os EAU são o nono maior mercado para as exportações kuwaitianas a nível mundial.

“Os EAU e o Estado do Kuwait gozam de relações especiais em termos de investimentos em muitos sectores económicos, incluindo o turismo, construção, desenvolvimento, serviços financeiros e serviços de retalho. Esperamos que este comité proporcione a oportunidade de mais parcerias e de enfrentar os desafios que se colocam aos investimentos conjuntos”.

O Xeque Abdullah concluiu agradecendo aos organizadores das reuniões preparatórias entre as duas partes e aos participantes. Abdullah salientou a importância de acompanhar os resultados das rondas do Comité Misto para contribuir para a realização da ambiciosa visão dos dois países.

Por sua vez, o Xeque Dr. Ahmed salientou que as relações históricas excepcionais entre o Kuwait e os EAU são estratégicas, especiais e profundamente enraizadas, uma vez que os dois países têm pontos comuns que se baseiam na unidade do destino e do objectivo.

Ele acrescentou que os dois países têm procurado, há muito tempo, alcançar a integração e interdependência em todos os domínios vitais, indicando que estas relações reflectem a determinação da liderança dos dois países em melhorá-los para níveis mais elevados.

Observou que os laços entre o Kuwait e a EUA estão historicamente desenvolvidos ao longo de muitos anos, passando por fases proeminentes que contribuíram para melhorar a comunicação, quer a nível bilateral, quer através de organizações regionais e internacionais, particularmente através do Conselho de Cooperação para os Estados Árabes do Golfo, CCG.

O Xeque Ahamd Al Nasser indicou: “A este respeito, expressamos a nossa alegria em participar na Expo 2020 Dubai, que será organizada pelos EAU no próximo ano”.

Salientou que o Kuwait participará na exposição através de um pavilhão considerado o maior da história da sua participação nas exposições internacionais.

Sublinhou que as fortes relações entre os dois países são a maior motivação para uma participação efectiva e distinta do Kuwait, uma vez que o sucesso dos EAU em acolher este evento é um sucesso para o Estado do Kuwait, especialmente porque a exposição coincidirá com as celebrações do Jubileu de Ouro dos EAU em 2021.

O Ministro das Relações Exteriores do Kuwait agradeceu e apreciou o Xeque Abdullah e os membros do comité preparatório pelos esforços que desenvolveram para preparar o trabalho deste comité, o que contribuiria para gerir e facilitar o seu trabalho, o que reflecte o desejo comum de reforçar os laços fortes e sólidos entre os dois países fraternais.

O Xeque Abdullah e o Xeque Ahmed assinaram a quarta acta da 4ª reunião conjunta do Comité Misto EAU-Kuwaiti Higher.

Assinaram também um Memorando de Entendimento, MoU, sobre o reconhecimento mútuo dos certificados de elegibilidade dos trabalhadores marítimos e um MoU para a cooperação no domínio dos assuntos islâmicos.

As duas partes assinaram também dois programas executivos para a cooperação no domínio da educação, e nos domínios da cultura e das artes.

Ahmed Ali Al Sayegh, Ministro de Estado e vários altos funcionários dos dois países participaram na reunião.

Veja link: http://wam.ae/en/details/1395302883909

Fonte: WAM – Emirates News Agency

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -