17.5 C
Brasília
26/04/2024
InícioNotíciasDestaquesBrasília sedia a 10ª Conferência Distrital de Saúde

Brasília sedia a 10ª Conferência Distrital de Saúde

São esperadas cerca de 500 pessoas para o evento

Brasília sedia, do dia 5 a 7 de junho, a 10ª Conferência Distrital de Saúde. O evento é a etapa preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para agosto deste ano. O tema de ambas é o mesmo: Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. Na edição do DF, são esperadas cerca de 500 pessoas nos três dias de evento.

“A décima Conferência Distrital de Saúde é o ambiente ideal para discutirmos os rumos da saúde pública, propostas e projetos que nos permitam garantir que ela seja, de fato, um direito, e que o nosso Sistema Único de Saúde cada vez mais consolide seus princípios. Nesse sentido, é fundamental a participação da sociedade, não apenas por meio de representantes, mas também com a presença dos próprios usuários do sistema”, destacou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Os eixos a serem discutidos serão: saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; e financiamento adequado e suficiente. “É importante que a população participe, porque é ela quem utiliza os serviços de saúde. Será ouvindo os usuários que saberemos que tipo de atendimento o governo está levando para as pessoas e tentaremos sugerir propostas de mudanças”, explica a presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Lourdes Piantino.

A organização do evento é feita pelo Conselho de Saúde do DF, com apoio da Secretaria de Saúde. “O Conselho foi a forma encontrada para colocar trabalhadores, usuários e a gestão no orçamento participativo do SUS”, explica o assessor de Relações Institucionais, Wanderley Ferreira Nunes.

Ele destaca que a conferência é uma forma de participação popular, prevista tanto na Constituição Federal quanto na Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes do SUS.

REGIONAIS – Antes da realização da conferência distrital, cada uma das sete regiões de saúde do DF promoveu sua discussão local. A primeira aconteceu em 26 de março, na Região de Saúde Norte, com a participação de 167 pessoas. A última a reunir os brasilienses para debater a temática foi a Região de Saúde Sudoeste, no dia 10 de abril.

Um total de 338 delegados, dentre eles 56 natos na etapa distrital e outros 332 escolhidos nas etapas regionais, irão representar os gestores, trabalhadores e usuários na Conferência Distrital. Deste total, 68 serão escolhidos para a etapa nacional.

LEGISLAÇÃO – As conferências de saúde têm como base a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a lei, as conferências se reunirão a cada quatro anos, com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

A 10ª Conferência Distrital de Saúde foi convocada pelo Decreto nº 39.654, de fevereiro deste ano. Ela será presidida pelo secretário de Saúde do Distrito Federal; coordenada pela presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal; e, nos seus impedimentos ou ausências, pela secretária executiva do Conselho de Saúde do Distrito Federal.

SERVIÇO:

Abertura da Conferência Distrital de Saúde

Data: 5 de junho

Horário: 8 horas

Local: Auditório do Instituto Serzedello Corrêa – SCES, Trecho 3, Lote 3.​

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

A​cesse a​ galeria de imagens da Saúde​ clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -