24.5 C
Brasília
24/11/2024
InícioNotíciasBrasilCCJ da Câmara aprova proibição de ministro do STF suspender lei federal...

CCJ da Câmara aprova proibição de ministro do STF suspender lei federal e senador Sérgio Moro (União/PR) aplaude

Outros três textos que buscam limitar os poderes do STF estão na agenda para serem votados na quarta-feira (12) pelos membros da CCJ. Proposta de emenda já havia sido aprovada pelos senadores.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9), por 39 votos a 18, proposta de emenda à Constituição nº 8/2021 já aprovada no Senado que limita as decisões individuais no Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão foi celebrada pelo senador e ex-juiz federal Sérgio Moro (União/PR), que a explicou:

“A PEC 8/2021 que impede que decisão de só um ministro do STF suspenda lei aprovada por 513 deputados e 81 senadores foi aprovada na CCJ da Câmara. Previamente, havia sido aprovada no Senado com meu voto. É um passo a frente para dar racionalidade ao controle judicial de constitucionalidade”.

O texto aprovado pelo colegiado proíbe decisões individuais tomadas por um ministro que suspendam a eficácia de leis ou decisões do presidente dos Três Poderes.

Outros três textos que buscam limitar os poderes do STF estão na agenda para serem votados na quarta-feira (12) pelos membros da CCJ.

A proposta agora irá seguir para ser analisada por uma comissão especial, que não tem prazo para ser criada e poderá fazer mudanças no conteúdo do texto.

Depois, a decisão irá passar pelo Plenário da Câmara e irá depender da votação de, no mínimo, 308 deputados, em dois turnos de votação.

Fonte: Diário do Poder

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -