O Conselho de Mídia de Dubai (DMC, na sigla em inglês) e o Conselho Supremo para Regulamentação da Mídia do Egito assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) para impulsionar a cooperação no setor de mídia.
O memorando foi assinado durante o primeiro dia da 21ª edição do Fórum de Mídia Árabe (AMF, na sigla em inglês), realizado sob o patrocínio do xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente, primeiro-ministro e governante de Dubai.
Na presença do xeique Ahmed bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, segundo vice-governante de Dubai e presidente do Conselho de Mídia de Dubai, Karam Gaber, chefe do Conselho Supremo de Regulamentação de Mídia do Egito, e Mona Al Marri, vice-presidente e diretora-administrativa do Conselho de Mídia de Dubai, assinaram o MoU, marcando o início de uma nova fase de colaboração entre as comunidades de mídia dos dois países, alinhada com os fortes laços bilaterais entre os EAU e o Egito.
Na ocasião, Karam Gaber afirmou que a assinatura do MoU fortalecerá a colaboração sinérgica de mídia entre o Egito e os EAU e aumentará ainda mais a cooperação estratégica em andamento entre as duas nações. Gaber também declarou que a mídia do Egito e dos Emirados tem uma visão comum, o que cria um ambiente propício para projetos mutuamente benéficos e uma troca significativa de conhecimentos. O MoU entra em vigor a partir da data de sua assinatura.
Mona Al Marri falou que o setor de mídia egípcio é um ator importante no cenário da mídia árabe. “Esse acordo é um passo significativo para uma cooperação mais forte no desenvolvimento das capacidades de mídia de cada um e representa a convergência de nossa visão sobre a importância de esforços conjuntos para criar novos caminhos que possam contribuir para o avanço da mídia árabe. Esperamos que este MoU seja o início de uma parceria frutífera que acelere o desenvolvimento do setor nos níveis bilateral e regional”.
E continuou:
“Sob as diretrizes do xeique Ahmed bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, presidente do Conselho de Mídia de Dubai, lançamos um plano abrangente para desenvolver a mídia em Dubai, centrado na promoção de talentos locais. Temos o compromisso de desenvolver o setor de mídia em um nível compatível com as realizações globais dos EAU”, observou ela. “Nossa visão é criar um setor de mídia vibrante, capaz de transmitir com precisão o progresso e as conquistas do país, fortalecer nosso senso de identidade nacional e acompanhar as rápidas mudanças globais. A cooperação com as principais entidades de mídia da região e do mundo é vital para facilitar o intercâmbio de conhecimentos necessários para elevar os padrões da mídia.”
O MoU busca impulsionar a cooperação no domínio do treinamento e desenvolvimento de capital humano, compartilhamento de conhecimento e colaboração em pesquisas relacionadas à mídia. O acordo, que entra em vigor a partir da data de sua assinatura, é uma extensão da estreita cooperação entre Dubai e a comunidade de mídia do Egito, com base nas inúmeras iniciativas lançadas por Dubai ao longo dos anos para apoiar a mídia árabe.
O Arab Media Forum (Fórum de Mídia Árabe), organizado pelo Dubai Press Club (Clube de Imprensa de Dubai), conta anualmente com a participação de personalidades proeminentes da mídia egípcia e líderes das principais instituições de mídia do país.
Além disso, o Arab Media Award (Prêmio de Mídia Árabe) anual atrai centenas de inscrições de profissionais da mídia egípcia em diversas categorias, incluindo impressa, visual e digital.
Fonte: WAM Emirados