26.5 C
Brasília
24/04/2024
InícioNotíciasDestaquesDETRAN/DF tem a maior  efetividade em seus atendimentos em comparativo de anos...

DETRAN/DF tem a maior  efetividade em seus atendimentos em comparativo de anos atrás

Em Entrevista futura já marcada com o Diretor-Geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, falaremos sobre diversos assuntos de interesse da população e também sobre os ataques orquestrados contra o instituição que estão se tornando cada vez mais frequentes.

Por Eduardo Magregor

Os serviços prestados pela autarquia vem seguindo uma linha muito bem elaborada mediante tecnologia a favor de diversos atendimento para o uso da população do DF.

Hoje a população já pode se sentir mais segura até mesmo por menores gastos a serem atribuídos com despachantes. Acredita?

O que faz um despachante?

Esse profissional é responsável por fazer requerimentos, encaminhamentos e iniciar trâmites burocráticos junto a órgãos públicos são chamado de despachante. No Brasil, existem três tipos de despachantes: aduaneiro, documentalista e de trânsito.

Nesta margem com o uso de tecnologia implantada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal, o que enxergarmos é mais agilidade nos trabalhos e segurança ao bolso por meio de gastos sem o uso de despachantes.

Com o uso do aplicativo disponibilizado pelo órgão a população poderá gerenciar os seus próprios documentos via celulares ou computadores. Tudo isso na palma da sua mão sem por menores em grau de dificuldades.

Em um grau de comparativos de Governos passados, hoje, o órgão segue no caminho certo, transformando prestações de serviços ao cidadão brasiliense de forma evoluída e não duvidosa.

A população do Distrito Federal ainda vem buscando se assemelhar ao novo uso tecnológico isso sendo completamente normal entre queixas pela nova habitabilidade de uso, sendo a mesma essencial nos dias de hoje para se resolver muitas demandas como transferência de veículo e afins.

Hoje o divisor de águas da autarquia:

Conforme legislação vigente, os documentos de veículo agora são eletrônicos. Assim, o CRLV eletrônico (CRLV-e) substituiu o físico (CRLV), e a Autorização para Transferência de Veículo (ATPV-e) substituiu o CRV (DUT). Ambos os documentos podem ser emitidos no Portal de Serviços e no App do DETRAN/DF, sendo considerados válidos para os devidos fins em todo o território nacional.

Com a terceirização do serviço de vistoria para a transferência de propriedade do veículo aprovado e já em andamento com 19 empresas em processo de habilitação . Tudo ficará mais ágil.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio do SERPRO, implantou um novo sistema na base de dados nacional, o que acarretou algumas inconsistências entre as bases local e nacional, demandando um prazo maior para a crítica dos dados, pois essas inconsistências precisaram ser tratadas caso a caso.

O DETRAN possui cerca de 600 mil cadastros (aguardando o número real) ativos no App, o que significa que quem se cadastrou emitiu o doc do veículo.  Ponto positivo para órgão.

Após a migração e adequação do sistema, realizada em meados de julho, as bases de dados foram sincronizadas e o fluxo de emissão das carteiras de habilitação foi normalizado.

Destaque:

Até agora, já foram emitidos 168.742 documentos de habilitação, sendo 25.825 em julho, 27.174 em agosto e 10.655 somente nos primeiros 10 dias de setembro.

Mesmo com a troca de sistema do SERPRO, em 2021, a média mensal de emissão de CNH aumentou 6% em relação a 2020: foram emitidas uma média de 19.760 por mês em 2021, enquanto em 2020 essa média foi de 18.564 carteiras por mês.

Informamos que os casos pontuais ainda represados estão sendo tratados um a um pela área de tecnologia, com a expectativa de conclusão até o fim da próxima semana.

Números:

Total em circulação: 1.910.697

Veículos licenciados: 2021: 609.137

Vale ressaltar que a CNH digital é estabelecida legalmente e deve ser aceita nacionalmente em qualquer local, conforme estabelecido no artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro. Se alguma empresa não está aceitando o documento na versão digital, trata-se de desrespeito à legislação em vigor.

Desbravando Opiniões: Com o Diretor-Geral do DETRAN Zélio Maia.

Em Entrevista futura já marcada com o Diretor-Geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, falaremos sobre diversos assuntos de interesse da população e também sobre os ataques orquestrados contra o instituição que estão se tornando cada vez mais frequentes.

Na mesma ocasião serão divulgados áudios desses ataques orquestrados contra o Detran DF.  Esclarecer os fatos é uma das nossas missões.

Aguardem!

Fonte: Blog Olhar Digital / Ascom do DETRAN/DF

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -