13.5 C
Brasília
28/06/2022
InícioNotíciasDestaquesDETRAN/DF lança programa Luz na Faixa

DETRAN/DF lança programa Luz na Faixa

A expectativa é que, no prazo de 4 anos, todas as 4.200 faixas de pedestre, em vias urbanas do DF, já estejam iluminadas.

Por Zélia Ferreira

Programa será realizado em parceria com a CEB Holding e tem estimativa de investimento da ordem de R$ 6,6 milhões.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal lança, na manhã desta terça-feira, o programa Luz na Faixa. O evento ocorrerá às 10h, na estação de metrô da Ceilândia Sul, na QNN 16.

Por meio de um contrato firmado entre o DETRAN/DF e a CEB Holding, o Governo do Distrito Federal irá iluminar um total de 759 faixas de pedestres, sendo 425 no Plano Piloto e 334 na cidade de Ceilândia. Estas cidades foram escolhidas para iniciar o programa Luz na Faixa por serem aquelas que contém o maior número de faixas de pedestres dentre todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

A implantação da iluminação vai garantir maior visibilidade para os pedestres, mesmo nas calçadas e áreas próximas à faixa, fazendo com que a percepção do condutor seja imediata, trazendo mais segurança, tanto para o pedestre como para o motorista.

O programa consiste na instalação de um poste de iluminação com 5m de altura, contendo uma luminária em LED de 120W, para as vias com até duas faixas de rolamento. Nas vias com mais de duas faixas de rolamento, serão instalados dois postes de 5m, sendo um em cada lado da via.

A potência da luminária a ser empregada (120W) representa um ganho de 79,34% em relação à iluminância média produzida pelas luminárias de 72W geralmente utilizada nos postes de 5 metros de altura.

Com isso, o local da faixa ficará destacado em relação ao restante da via, sendo mais uma forma de alertar o condutor sobre a necessidade de atenção dada à possibilidade de travessia de pedestres. O custo de implantação é de R$ 6,6 milhões e tem prazo de execução de 9 meses, com possibilidade de antecipação.

A expectativa é que, no prazo de 4 anos, todas as 4.200 faixas de pedestre, em vias urbanas do DF, já estejam iluminadas.

Fonte: DETRAN/DF

Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
Mandando bala na notícia, informando e detonando de uma forma que você nunca viu! Obrigado por acessar nosso blog!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -