25.5 C
Brasília
25/04/2024
InícioNotíciasDestaquesDF conquista 20 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

DF conquista 20 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

De acordo com a Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU/DF), 116 atletas de três universidades (Centro Universitário Estácio, Centro Universitário IESB e União Pioneira de Integração Social UPIS) participaram dos confrontos. “Todos os desafios de se fazer esses Jubs em Brasília valem a pena quando podemos ver nossos atletas mais uma vez se destacando nas quadras, pistas, mesas e piscinas”, destacou o presidente da FESU, Rodrigo Maués.

Chegou ao final a 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que terminou neste domingo (17) com a participação de quase 4 mil atletas de todo o país e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). A delegação do Distrito Federal fez bonito no evento, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), e conquistou 20 medalhas, sendo oito de ouro, cinco de prata e sete de bronze, em oito modalidades, entre coletivas e individuais.

De acordo com a Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU/DF), 116 atletas de três universidades (Centro Universitário Estácio, Centro Universitário IESB e União Pioneira de Integração Social UPIS) participaram dos confrontos. “Todos os desafios de se fazer esses Jubs em Brasília valem a pena quando podemos ver nossos atletas mais uma vez se destacando nas quadras, pistas, mesas e piscinas”, destacou o presidente da FESU, Rodrigo Maués.

Nos esportes coletivos, a capital federal se sagrou campeã em três modalidades com equipes formadas pelo IESB: no basquetebol masculino (primeira divisão) e no feminino (segunda divisão) e no futsal masculino (primeira divisão). As meninas da Estácio, no handebol feminino (segunda divisão), levaram a medalha de prata.  As premiações de equipes ocorreram durante ao longo do último dia no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

“Foram dias de muito trabalho e comprometimento para entregar essa edição incrível, que marcou a retomada do esporte na capital do país. Nossos jovens se entregaram nas disputas que ocorreram em estruturas compatíveis com a importância do evento. Após 15 anos, os Jogos Universitários Brasileiros retornaram neste ano com toda segurança possível, conforme nosso governador Ibaneis Rocha havia determinado”, avalia a secretária da SEL, Giselle Ferreira.

Nas modalidades individuais, o Wrestling (ou luta profissional) garantiu mais um ouro para a delegação do DF. Ana Luiza Pereira França, estudante da Estácio, se preparou o suficiente, no Rio de Janeiro, para conquistar a medalha na categoria até 62 kg sem tomar um ponto durante o embate. “Fiquei muito orgulhosa de mim mesma por ter sido campeã e atleta destaque da competição. Foi muito bom para o meu treinador, para a minha equipe, um marco muito bonito em nossa trajetória”, disse.

Outra modalidade que colocou Brasília em destaque foi a natação. Luana Obino Abreu Ribeiro e Luiza Gomes Celidonio levaram, respectivamente, quatro e três pódios. A primeira, que representa a UPIS, cruzou a piscina em primeiro, nas provas de 50 m e 100 m borboleta e 50 m e 10 m nado livre. Já Celidonio, aluna do IESB, ficou em segundo nos 50 m peito e terceiro nos 200 m peito e 100 m peito. Arthur Olinto de Menezes Santos, da UPIS, completou o trio de medalhistas brasilienses com o ouro nos 100 m livre.

Por fim, a equipe da UPIS no atletismo concluiu a edição com seis medalhas. Ester dos Santos Moura ficou com a prata nos 400 m e o bronze nos 200 m; Delcides Sobrinho Lima Ferreira com a prata nos 40 m com barreiras; Maxuel Ferreira com o bronze no lançamento de disco; Adson Quintino Sousa com bronze nos 400 m e o terceiro lugar também foi a posição conquistada por Ana Luísa Oliveira na marcha atlética 5000 m. O tênis de mesa em dupla também levou o bronze.

68ª edição dos Jogos Universitários

A maior competição universitária da América Latina entregou, no total, mais de 2 mil medalhas para 3,5 mil atletas de 271 instituições de ensino nacionais, que se enfrentaram em 26 modalidades. Foram contratadas 35 mil diárias de hotéis, 68,5 mil refeições e 200 carros e ônibus alugados. No próximo ano, a CBDU projeta regularizar o calendário de competições universitárias, com os jogos nacionais em anos pares.

Fonte: ASCOM da Secretaria de Esporte e Lazer do DF

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -