27.5 C
Brasília
29/04/2024
InícioNotíciasDestaquesDubai mantém topo da classificação global para projetos de Investimento Estrangeiro Direto...

Dubai mantém topo da classificação global para projetos de Investimento Estrangeiro Direto Greenfield no primeiro semestre de 2023.

"Continuamos a acelerar os esforços para cumprir a Agenda Econômica de Dubai D33, lançada pelo xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai."

Dubai continua sendo o principal destino global para atrair projetos Greenfield de Investimento Estrangeiro Direto (FDI, na sigla em inglês), com o emirado atraindo 511 projetos Greenfield no primeiro semestre de 2023, de acordo com dados do Financial Times ‘FDI Markets’ o abrangente banco de dados on-line sobre investimentos Greenfield internacionais. A cidade continua a estabelecer novos padrões de desempenho global como destino de investimentos, ultrapassando a segunda colocada, Singapura, com 325 projetos.

Durante o primeiro semestre de 2023, a participação global de Dubai na atração de projetos de FDI Greenfield foi de 6,58% – acima dos 3,83% registrados no mesmo período de seis meses do ano passado. Os resultados, que destacam o status do emirado como um importante centro de investimentos, se alinham diretamente com a Agenda Econômica de Dubai D33 de 10 anos da cidade, que visa dobrar o tamanho da economia do emirado na próxima década.

O xeique Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo de Dubai, declarou: “A capacidade de Dubai de manter sua posição de liderança na atração de projetos Greenfield FDI reflete a capacidade da cidade de criar oportunidades de crescimento e valor inigualável para os investidores globais. Guiado pela liderança visionária do xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, o emirado intensificou seu esforço para acelerar a diversificação econômica e a inovação. Esse compromisso, aliado à adoção de tecnologias avançadas, está moldando um futuro repleto de oportunidades infinitas de progresso e prosperidade. Com o claro roteiro de crescimento estabelecido pela Agenda Econômica de Dubai D33, continuamos a trabalhar para criar um ambiente de investimento que não apenas conquiste a confiança de investidores de todo o mundo, mas também os incentive a contribuir para a transformação de Dubai”, ressaltou.

Em paralelo, novos dados divulgados pelo Monitor de FDI de Dubai do Departamento de Economia e Turismo (DET) dos emirados mostram que a cidade registrou um total de 880 projetos de FDI anunciados entre janeiro e junho deste ano, um crescimento de 70% em relação ao ano anterior. O Monitor de FDI de Dubai rastreia, comprova e analisa todos os tipos de projetos desse tipo anunciados no emirado.

Os dados do Monitor de FDI de Dubai também indicam que os projetos Greenfield FDI da cidade representam 65% do total de projetos FDI anunciados. O relatório também afirma que os FDIs de reinvestimento ano a ano aumentaram de 3% para 4,4% comparando o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2022. Enquanto isso, Dubai também viu um aumento ano a ano na atração global de capital de FDI Greenfield, atingindo AED 20,87 bilhões (USD 5,68 bilhões). De acordo com os dados do Financial Times Ltd. “FDI Markets”, Dubai subiu do oitavo lugar no primeiro semestre de 2022 para o sexto lugar globalmente no primeiro semestre de 2023.

Além disso, a cidade está em primeiro lugar globalmente na atração de projetos de FDI de sedes, de acordo com dados do Financial Times Ltd. “FDI Markets”, ao atrair 33 projetos desses projetos no primeiro semestre do ano, à frente de Londres e Cingapura. A conquista destaca ainda mais o perfil crescente do emirado como um centro global para as sedes de empresas líderes.

Helal Saeed Almarri, diretor-geral do Departamento de Economia e Turismo de Dubai, comentou: “Continuamos a acelerar os esforços para cumprir a Agenda Econômica de Dubai D33, lançada pelo xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai.”

Almarri continuou: “Enquanto trabalhamos para melhorar a competitividade e o ambiente de negócios da cidade internacionalmente, esses fortes aumentos nos projetos de FDI anunciados para o primeiro semestre de 2023 mostram como nossos facilitadores de políticas progressivas e diversos programas de atração estão repercutindo entre investidores globais e tomadores de decisão.”

Os dados do Financial Times Ltd. “FDI Markets” também mostram que Dubai subiu do nono lugar no primeiro semestre de 2022 para o quarto lugar globalmente no primeiro semestre de 2023 na criação de empregos a partir de projetos de FDI. A subida segue um aumento de 43,3% na criação de empregos no primeiro semestre de 2023 em comparação com o primeiro semestre de 2022, o que equivale a um total de 24.236 empregos criados por meio de FDI.

Em linha com as iniciativas de diversificação econômica do Departamento de Economia e Turismo, os esforços de Dubai para reter e atrair talentos altamente qualificados foram ilustrados nos seis principais setores que contribuíram para a criação estimada de empregos por meio de FDI no primeiro semestre de 2023: Serviços Comerciais com 5.212 empregos (21,5% de participação), Software e TI com 3.525 empregos (14,5%), Alimentos e Bebidas com 3.090 empregos (12,7%), Serviços Financeiros com 1.813 empregos (7,5%), Produtos de Consumo com 2.104 empregos (8,3%) e Imóveis com 921 empregos (3,8%).

O Monitor de FDI de Dubai afirma que o emirado continuou a atrair projetos de FDI de média à alta tecnologia e de baixa tecnologia no primeiro semestre de 2023, com taxas de 63% e 37%, respectivamente, sem alterações em relação ao ano passado. Os dados ilustram a prevalência desses empreendimentos de média-alta tecnologia em Dubai, ressaltando o status da cidade como um centro global para esse tipo de projetos de ponta e um nexo para talentos especializados na economia digital.

Em termos de setores-chave que trouxeram capital de FDI para Dubai, Serviços Financeiros (52%), Serviços Comerciais (12,8%), Software e Serviços de TI (7,5%), Imóveis (6,9%) e Alimentos e Bebidas (3%) lideram o caminho. O Monitor de FDI de Dubai mostrou que os cinco principais setores foram responsáveis por 82% do total de entrada de capital dessa natureza e 70% do total de projetos. Os setores líderes em projetos de Investimento Estrangeiro Direto incluem Serviços Empresariais (22,4%), Software e TI (17,8%), Alimentos e Bebidas (12,2%), Serviços Financeiros (9%) e Produtos de Consumo (8,3%).

Fonte: WAM Emirados

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -