Dubai recebeu 7,28 milhões de visitantes internacionais durante a noite entre janeiro e dezembro de 2021, representando 32% de crescimento anual (YoY), estabelecendo um marco importante na recuperação do turismo global, e colocando a cidade no rumo certo para alcançar o crescimento sustentável em seu caminho para se tornar o destino mais visitado do mundo.
De acordo com os últimos dados publicados pelo Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET), a visita internacional à cidade ultrapassou 3,4 milhões de visitantes no quarto trimestre de 2021, alcançando 74% do total de chegadas turísticas pré-pandêmicas do quarto trimestre de 2019, e abrindo caminho para que os hotéis em Dubai tenham um desempenho estelar no quarto trimestre que superou os níveis pré-pandêmicos.
Uma tendência positiva que se espera que continue ao longo de 2022 e para além dessa data, os números relativos às visitas de 2021 sublinham a resiliência e o ressurgimento do setor das viagens e do turismo da cidade e reafirmam o papel do turismo como motor essencial do crescimento econômico, validando ao mesmo tempo a recente seleção do Dubai como destino mais popular do mundo no Tripadvisor Travellers’ Choice Awards 2022.
Helal Saeed Al Marri, Diretor-Geral do Departamento de Economia e Turismo do Dubai, comentou: “Sob a liderança e orientação visionária de Sua Alteza Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente, Primeiro-Ministro e Governante de Dubai, nossa capacidade e agilidade em alcançar uma reviravolta notável em meio a desafios globais contínuos cimentou a posição de Dubai como o destino de escolha para os viajantes internacionais. O desempenho excepcional também avança nossa jornada para nos tornarmos o destino mais visitado e a melhor cidade do mundo para viver e trabalhar. Ao liderar a recuperação do turismo mundial com o apoio das nossas partes interessadas e parceiros, Dubai estabeleceu constantemente precedentes, demonstrando como se abrir de forma segura e eficaz aos visitantes internacionais e, criticamente, permanecer aberto. A abordagem bem coordenada, consistente, proativa e criativa do Dubai permitiu-lhe lançar as bases para uma recuperação acelerada que recebeu um grande impulso com a abertura da Expo 2020 Dubai e as celebrações do Jubileu de Ouro dos EAU.
“O sucesso de Dubai em 2021 é prova da estratégia cuidadosamente calibrada e das medidas decisivas que foram postas em prática no início para combater e administrar a pandemia em todos os setores, incluindo o comércio e o turismo. Seguindo meticulosamente os mais altos padrões de higiene e segurança, apoiados pela diligência e cooperação de todas as partes interessadas, Dubai conseguiu reforçar a confiança que os residentes e viajantes globais dos EAU depositam na cidade como uma das mais seguras do mundo, permitindo-lhes desfrutar da diversidade da oferta de destinos dentro de um ambiente descontraído. À medida que avançamos ao longo de 2022, estamos confiantes de que o impulso significativo agora reunido irá acelerar ainda mais para continuar a atrair não apenas turistas, mas também investidores, empresários e inovadores para Dubai, permitindo-lhes desfrutar e aproveitar tudo o que nossa cidade multifacetada tem a oferecer”, acrescentou Al Marri.
Superando o impacto das restrições de viagens internacionais nos principais mercados globais, Dubai continuou sendo a primeira escolha como destino turístico seguro, atraindo turistas ao longo de 2021 dos mercados que estavam abertos. As fortalezas de Dubai recuperaram o impulso para registrar um crescimento positivo durante 2021, com o mercado de origem número 1, a Índia, com 910.000 visitantes (5,3% YoY), seguida por 491.000 viajantes da Arábia Saudita (+22,8% YoY), enquanto a Rússia e o Reino Unido contribuíram com 444.000 visitantes (+50,3% YoY) e 420.000 visitantes (+7,1% YoY), respectivamente.
A forte visitação internacional foi impulsionada por fortes chegadas turísticas dos mercados regionais. Os mercados do MENA e do CCG contribuíram coletivamente para 26 % do volume total, reforçando o apelo continuado do Dubai aos viajantes provenientes dos mercados de proximidade. A Europa Ocidental foi responsável por 22% do total de visitantes em 2021, com a visitação liderada pelo Reino Unido, seguida pela França, Alemanha, Itália e Países Baixos. O Sul da Ásia contribuiu com 18% da visitação internacional com a Rússia, a CEI e a Europa Oriental, juntos contribuindo com 15%.
Com o turismo doméstico representando uma grande participação no setor de hospedagem, os hotéis de Dubai tiveram um forte desempenho no quarto trimestre para alcançar um crescimento significativo em todas as métricas de hotelaria em comparação com 2020. Pela primeira vez, o setor hoteleiro superou os níveis prépandêmicos em todas as medições no quarto trimestre de 2021, incluindo mais de 81,4% de ocupação em comparação com 80,7% de ocupação durante o quarto trimestre de 2019.
A ocupação média, globalmente, atingiu 67 por cento em 2021, contra 54 por cento no ano anterior, que está entre as taxas de ocupação mais altas a nível internacional.
A continuação do investimento nacional e internacional no setor também significou que, até ao final de 2021, os visitantes e residentes do Dubai podiam escolher entre um total de 755 estabelecimentos hoteleiros e 137.950 quartos, contra 711 estabelecimentos hoteleiros que estavam abertos com 126.947 quartos no final de 2020.
A ocupação média, em geral, atingiu 67 por cento em 2021 em comparação com 54 por cento no ano anterior, o que se encontra entre as taxas de ocupação mais elevadas a nível internacional.
O contínuo investimento nacional e internacional no sector significou também que, no final de 2021, os visitantes e residentes do Dubai puderam escolher entre um total de 755 estabelecimentos hoteleiros e 137.950 quartos, em comparação com 711 estabelecimentos hoteleiros que estavam abertos com 126.947 quartos no final de 2020.
Os hóspedes também passaram mais tempo nos hotéis do Dubai, com a duração média da estadia a atingir 4,6 noites (contra 4,2 noites em 2020), enquanto que o total de 31,47 milhões de noites de quartos ocupados representou um crescimento de 53,7% em comparação com 2020, e aproximadamente 98% das noites de quartos ocupados em 2019.
A posição de liderança mundial do Dubai e o forte desempenho dos seus hotéis foi destacado pela empresa internacional de análise de gestão hoteleira STR, que observou que “a procura de quartos de hotel no Dubai para 2021 é igual a Londres, Paris e Oslo – todos juntos”. De acordo com a STR, o número total de quartos vendidos no Dubai durante 2021 é quase um por cento de todos os quartos vendidos em todo o mundo.
A abertura da Expo 2020 Dubai a 1 de Outubro de 2021 marcou o início de uma nova era incrível para a indústria turística da cidade, destacando os esforços do Dubai e dos EAU para celebrar o melhor dos negócios e cultura globais e unir-se com as nações na construção de um mundo melhor. Sendo a primeira congregação global em pessoa de tal magnitude desde o início da pandemia, a Expo 2020 Dubai continua a servir de íman para atrair mais visitantes para a cidade, atraindo 11,6 milhões de visitas de residentes e viajantes globais no espaço de quatro meses.
Apoiando o compromisso da cidade em oferecer sempre algo novo, único e de classe mundial a cada viajante global, 2021 viu mais progressos no alargamento do apelo do Dubai a um vasto espectro de visitantes com a abertura de novas atracções e destinos de lazer incluindo Ain Dubai, Deep Dive Dubai, Hatta Dome Park e The View at The Palm, para citar alguns, enquanto constrói sobre os pilares do destino – da cultura à gastronomia, entretenimento, aventuras ao ar livre às actividades na praia, experiências familiares às compras – bem como aproveitando as oportunidades oferecidas por festivais e eventos icónicos como o Dubai Shopping Festival, Dubai Summer Surprises, Dubai Fitness Challenge, Gulfood, ATM e Gitex para aumentar a visitação dos viajantes de lazer e negócios.
Em 2021, e agora em 2022, Dubai continua a colher os benefícios da série de medidas que foram postas em prática no início da pandemia que viu a cidade tornar-se um dos primeiros destinos no mundo a fechar, depois abrir e permanecer aberta, começando com a campanha eficaz de saúde pública para conter a pandemia. Sendo uma das nações mais vacinadas do mundo com mais de 94% da população vacinada, os EAU alcançaram a posição nº1 a nível mundial no Ranking de Resiliência Covida da Bloomberg em Janeiro de 2022.
Em 2021, o Dubai continuou a ter uma pontuação elevada em todos os índices internacionais, reforçando ainda mais a sua reputação como um centro global de capacidade de vida e tornando a cidade multicultural que alberga mais de 200 nacionalidades ainda mais atraente para turistas, investidores, talentos criativos e culturais. Proporcionando experiências excepcionais combinadas com uma excelente qualidade de vida, o Dubai foi colocado no 1o lugar na região MEASA e no 12o lugar a nível global no Global Wealth and Lifestyle Report 2021 de Julius Baer, enquanto que no Global Talent Competitive Index o Dubai ocupa o 3o lugar mais desejável para viver e trabalhar.
Os EAU foram também eleitos o 4º melhor destino para os expatriados viverem e trabalharem no 14º Inquérito Anual Expat Explorer 2021 do HSBC, com um aumento de 10 lugares em relação a 2020. O relatório Gallup Global Law and Order 2021 classificou os EAU como o país nº 1 do mundo por andar em segurança à noite, enquanto o mesmo relatório também classificou os EAU como o país nº 2 mais seguro do mundo. Para além de ter sido escolhido como o destino mais popular do mundo, o Dubai foi votado como o destino nº 1 do mundo para “Amantes da Cidade“ e o destino nº 4 para “Amantes da Comida” no Tripadvisor Travellers’ Choice Awards 2022, que se basearam em análises de destinos independentes e classificações de viajantes através de alojamento, restaurantes e actividades ao longo de 12 meses, de 1 de Novembro de 1 2020 a 31 de Outubro de 2021.
Issam Kazim, Director Geral da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, comentou: “O projecto bem sucedido do Dubai para navegar muito para além da pandemia e emergir como um destino altamente competitivo, atraente e resistente é o resultado da constante inspiração da nossa liderança visionária para posicionar o Dubai como a cidade líder em termos de negócios, investimento e turismo. Ao apresentar o Dubai como um destino obrigatório para uma audiência internacional e mantendo o ímpeto, aproveitámos e dependemos de uma combinação de factores, incluindo o nosso enfoque numa abordagem multigeográfica diversificada dos mercados, as fortes parcerias público-privadas e as campanhas globais concebidas para sensibilizar o Dubai, destacar as suas propostas únicas e, mais importante ainda, salientar que a cidade é segura, aberta e acessível a todos”.
Um pilar central do sucesso do Dubai tem sido a implementação de campanhas inovadoras globais e regionais com celebridades, influenciadores e personalidades da comunidade para destacar ainda mais o apelo único da cidade e a miríade de experiências. Durante 2021, a cidade lançou a campanha ‘Dubai Presents’ com trailers protagonizados pelos atores de Hollywood Jessica Alba e Zac Efron.
A campanha viu mais de 3.500 ativos difundidos para audiências em 25 línguas e falando diretamente para viajantes de todas as idades e grupos de interesses – incentivando reservas e impulsionando o envolvimento com o destino.
O DET também acolheu uma série de eventos presenciais em redes em principais mercados de origem turística, incluindo Reino Unido, Rússia e EUA para destacar a diversidade de ofertas, sensibilizar a Expo 2020 Dubai e destacar a abertura e lançamento de medidas de saúde e segurança da cidade em conformidade com as práticas internacionais.
A vontade de fazer do Dubai a cidade do futuro será em grande parte através do Plano Diretor Urbano do Dubai 2040, que visa expandir a oferta do Dubai e colocar um foco reimaginado na melhoria da qualidade de vida dos residentes e visitantes da cidade, ao mesmo tempo que consolida a reputação do Dubai como um destino global para negócios, investimentos e turismo.
O Dubai continua a lançar iniciativas regulamentares ousadas para promover o crescimento acelerado do setor do turismo, incluindo a racionalização do acesso ao emirado, estabelecendo procedimentos de entrada sem dificuldades para os viajantes de negócios e de lazer, bem como o envolvimento a longo prazo com a cidade. Estes incluem o visto multi-entradas de cinco anos para os empregados de empresas multinacionais, e a nova lei e portal de timeshare para ajudar a preparar o caminho para um mercado de propriedade de férias de classe mundial no Dubai, ao mesmo tempo que fornece alternativas adequadas aos turistas para os encorajar a passar várias e prolongadas férias nos Emirados Árabes Unidos. Estas foram para além de outras iniciativas que foram previamente anunciadas – incluindo a iniciativa Golden Visa dirigida a investidores, empreendedores e talentos especializados, e trabalho virtual e aposentação em Programas do Dubai.
Fonte: WAM