O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já está selecionando os primeiros nomes de sua nova equipe de governo, com o objetivo de implementar políticas que tornem a vida dos americanos mais acessível, segura e protegida. Entre os cotados estão figuras de peso, como o CEO da Tesla, Elon Musk, o ex-candidato presidencial Robert Kennedy Jr., e o bilionário Jamie Dimon, CEO do JP Morgan Chase.
Apesar do envolvimento de Elon Musk, durante a campanha, especialistas duvidam que o empresário aceite um cargo formal na administração, dadas suas responsabilidades empresariais. Na área econômica, Donald Trump pretende retomar políticas protecionistas de seu primeiro mandato, como tarifas de importação, medida que pode impactar setores como o automotivo e de semicondutores, além de aumentar as tensões comerciais com a China.
Para o cargo de Secretário do Tesouro, os favoritos são Scott Bent, investidor próximo ao presidente eleito, e John Paulson, grande doador da campanha de Donald Trump. Richard Grenell, ex-embaixador e diretor interino de inteligência nacional, é apontado como possível Conselheiro de Segurança Nacional. Já o senador Marco Rubio, forte aliado de Donald Trump e com experiência em relações exteriores, é um dos mais cotados para assumir o Departamento de Estado.
Com o Senado de maioria republicana, Donald Trump tem maior liberdade para aprovar nomes e, caso necessário, avançar com nomeações conservadoras para a Suprema Corte, reforçando seu perfil ideológico.
Fonte: DF Soberano