Os Emirados Árabes Unidos e a Turquia têm como objetivo fortalecer e fazer avançar suas relações bilaterais.
Sob esta estrutura, funcionários dos dois países realizaram reuniões e chamadas para discutir formas de reforçar seus laços bilaterais e uma série de questões regionais e internacionais de interesse mútuo.
Durante um telefonema em 30 de agosto de 2021, Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Comandante Supremo Adjunto das Forças Armadas dos EAU, e Recep Tayyip Erdoğan, Presidente da Turquia, discutiram seus laços bilaterais e formas de fortalecê-los, para servir aos interesses mútuos de seus países.
Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed e o Presidente Erdoğan também trocaram pontos de vista sobre várias questões regionais e internacionais de interesse mútuo.
Em 18 de agosto de 2021, Erdoğan recebeu uma delegação dos Emirados presidida por S. A. Xeque Tahnoun bin Zayed Al Nahyan, Conselheiro de Segurança Nacional.
Durante a reunião, que ocorreu em Ancara, os dois lados discutiram formas de impulsionar os laços bilaterais entre os Emirados Árabes Unidos e a Turquia, principalmente nas áreas de economia, comércio, investimentos, transporte, saúde e energia.
A Turquia está participando da Expo 2020 Dubai. Tugay Tunçer, Embaixador da Turquia nos Emirados Árabes Unidos, descreveu esta participação como uma nova era de cooperação entre os dois países.
Ele enfatizou que a Expo 2020 Dubai ajudará a alcançar a visão da Turquia de criar um setor turístico diversificado, inclusive dos EAU e dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC).
No início de novembro, os EAU forneceram AED 36,7 milhões (US$ 10 milhões) para apoiar a reabilitação de algumas regiões turcas afetadas por incêndios florestais e inundações e expressou sua solidariedade com o povo turco durante tais circunstâncias terríveis, destacando sua vontade de fornecer apoio adequado para mitigar as repercussões humanitárias e os danos causados pelas inundações no norte e pelos incêndios florestais no sudoeste da Turquia.
O comércio exterior não petrolífero entre os dois países está distribuído entre o comércio direto, que representa 88,5% e é avaliado em AED28,9 bilhões, e as zonas francas, que representam 11,5%, com um valor de AED3,7 bilhões.
Fonte: WAM