22.5 C
Brasília
23/04/2024
InícioNotíciasDestaquesFarmácia do HRT tem número recorde na produção de manipulados

Farmácia do HRT tem número recorde na produção de manipulados

Em um ano foram manipulados mais de mil litros de medicamentos

A farmácia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) manipulou mais de mil litros de medicamentos durante o ano de 2019. É uma produção média de 90 mil mililitros por mês. A produção alcançou um número recorde desde que começou a ser realizada em 2014, quando foram produzidos 400 mililitros no ano. Em 2019 foram produzidos 1.062 litros de xaropes e 1.244 litros das outras soluções.

“O maior benefício da manipulação desses medicamentos é a segurança dos pacientes, pois eles têm a garantia de que o medicamento vai ser ministrado na concentração e na quantidade certa”, destaca a farmacêutica Eva Ferraz.

Os farmacêuticos já transformam os princípios ativos de 86 medicamentos em soluções orais e xaropes, que são distribuídos para toda a rede pública de saúde do Distrito Federal. Além dos medicamentos, também são preparadas soluções para a realização de exames, como o de diagnóstico de câncer no colo do útero.

As demandas começaram no atendimento à UTI Neonatal do hospital, ao ser percebida a dificuldade e o tempo dispensados na diluição dos comprimidos administrados nos bebês internados.  Hoje a farmácia do HRT manipula medicamentos para crianças, adultos, idosos e pacientes em cuidados paliativos.

Além do fornecimento dos manipulados para a rede hospitalar, a farmacotécnica também disponibiliza os medicamentos para os pacientes que são atendidos nos ambulatórios. Em 2017, quando teve início a quantificação do número de pacientes, foram atendidos 488. Em 2019, esse número aumento para 1.674 pacientes.

O sobrinho da diarista Raimunda Gonçalves, de 35 anos, faz uso da medicação manipulada. O bebê tem toxoplasmose congênita, e o único medicamento para o tratamento é em comprimido.

“O meu sobrinho é um bebê, e assim fica mais fácil para os pais, que não têm dificuldade em administrar a medicação”, pontua a diarista Raimunda.

Para melhor orientar pacientes e cuidadores, a equipe da farmácia desenvolveu uma etiquetagem com cores para melhor orientar quanto aos horários e a quantidade a ser usada da medicação. Com isso, pessoas com dificuldade na leitura podem se orientar pelas cores das etiquetas, evitando o uso incorreto do medicamento, que pode atrapalhar no tratamento.

A farmácia do HRT é a única da rede pública a realizar esse tipo de trabalho. Todo processo de manipulação é conduzido por profissionais capacitados da farmácia do hospital, que conta com infraestrutura e equipamentos adequados.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -