Unidade passa por revitalizações e melhora fluxos de atendimentos
Manutenções prediais estruturantes e melhorias no atendimento estão entre os bons motivos para celebrar os 38 anos do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). A data é comemorada nesta terça-feira (27) com bolo, culto religioso e atividades lúdicas para pacientes e servidores.
Ao todo, aproximadamente R$ 4,3 milhões foram reservados para melhorar toda a estrutura do hospital, por meio de um contrato de manutenção emergencial, assinado pela Secretaria de Saúde nesta gestão. Entre as prioridades estão as revitalizações iniciadas nos banheiros, refeitório e telhados, segundo conta o superintendente da Região de Saúde Oeste, Roberto Cortes.
“Essa revitalização é um avanço, especialmente em toda a estrutura do telhado, que nunca tinha passado por uma reforma antes. Com isso, não haverá mais vazamentos no hospital quando chegar o período de chuvas”, comentou o superintendente.
Quanto aos atendimentos, Cortes destacou a força-tarefa, criada recentemente no hospital para diminuir a fila de espera por cirurgias emergenciais. Dessa forma, em um mês, 20 dos 70 pacientes da lista de espera já foram operados.
“Com a força-tarefa formada pelos servidores, esperamos diminuir ainda mais a fila no próximo mês. Como Ceilândia é referência em trauma, internamos, diariamente, em torno de cinco a seis pacientes para fazer cirurgias de emergência. Mas todo dia estamos operando, rodando leitos e dando alta para eles”, ressaltou Cortes.
Outra novidade no HRC foi a criação de um ambulatório específico para atender pacientes encaminhados pelo Pronto-socorro Pediátrico. A unidade começou a funcionar de forma piloto ainda em fevereiro, com a vinda dos novos pediatras. Até o início de julho, os três médicos fizeram 3.928 consultas, sendo 120 delas de retorno. A média de atendimentos tem sido de 15 crianças por período.
DADOS – A demanda total no HRC se reflete em números. Conforme os dados consolidados pelos gestores da unidade até o momento, de janeiro a junho deste ano, o hospital registrou 68.155 atendimentos, sendo 39.348 exames laboratoriais, 13.937 de emergência, 5.234 internações, 432 partos, 236 cirurgias, entre outros procedimentos.
Atualmente, o HRC possui 275 leitos para internação, entre eles, 62 cirúrgicos, 46 obstétricos, dez na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito na Neonatal. Em 1981, ano de inauguração do hospital, a quantidade era bem menor: apenas 53 leitos.
HISTÓRIA – A data oficial de aniversário do HRC é em 27 de agosto. A unidade foi inaugurada pelo então presidente da República João Baptista Figueiredo. Governador do DF à época, Aimé Lamaison atendeu um grande anseio da população da cidade, obrigada a se deslocar para Taguatinga ou ao Hospital de Base em busca de atendimento médico.
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.
Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para entrevistasaudedf@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111