21.5 C
Brasília
19/04/2024
InícioNotíciasDestaquesHRC realiza palestra sobre cuidados paliativos em HIV/AIDS

HRC realiza palestra sobre cuidados paliativos em HIV/AIDS

Evento orienta os profissionais quanto à importância da assistência adequada ao paciente

O  (HRC) realizou, ontem (30), uma palestra sobre cuidados paliativos em pacientes com HIV/AIDS. Ministrada pelo médico infectologista, Gorki Grinberg, a aula expôs a necessidade de uma atenção especial aos usuários acometidos pelas imunodeficiências (desordem no sistema imunológico que torna o paciente mais suscetível a doenças). “Por ser uma patologia multifatorial, o HIV requer uma ação integrada entre os diversos profissionais de saúde, esse envolvimento permite que o paciente tenha um tratamento mais eficaz”, explica.

Voltado para servidores, estagiários e residentes, o evento é uma oportunidade para que a equipe assistencial aprimore os conhecimentos. “O profissional da saúde precisa sempre buscar a atualização, ainda mais um contexto do tratamento para o HIV/AIDS, no qual ocorre a atualização constante dos protocolos de tratamento”, comenta Grinberg.

De acordo com o especialista, os cuidados paliativos são ainda mais importantes para os pacientes acometidos com HIV, pois além do comprometimento à saúde física, a doença ainda é tabu perante a sociedade e carrega consigo inúmeros estigmas. “A assistência paliativa a esse paciente é diferencial, pois há mudanças constantes no quadro de saúde do paciente, o que abala tanto o doente, como os familiares”, finaliza Grinberg.

ATENÇÃO ESPECIAL – A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o cuidado paliativo como uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, os quais enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida. As intervenções ocorrem por meio da prevenção e alívio do sofrimento e necessitam da identificação precoce, avaliação e tratamento da dor, além de outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual. No Distrito Federal, o Hospital de Apoio de Brasília é referência no serviço de cuidados paliativos e possui atendimento especializado em oncologia e geriatria.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -