21.5 C
Brasília
23/07/2024
InícioNotíciasDestaquesInscrições abertas para o curso de Atualização em Meningite Bacteriana

Inscrições abertas para o curso de Atualização em Meningite Bacteriana

Objetivo é sensibilizar os profissionais de saúde para a importância da solução dos casos suspeitos

O Núcleo de Bacteriologia do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen/DF), da Subsecretaria de Vigilância à Saúde do DF, realizará, nos dias 6 e 7 de agosto, o curso teórico-prático de Atualização em Meningite Bacteriana. Estão disponíveis 80 vagas.

O interessado pode se inscrever até o dia 21 de julho. A inscrição será confirmada posteriormente.

O treinamento será realizado no auditório do Lacen/DF e tem como público-alvo os profissionais envolvidos no diagnóstico das meningites: médicos, profissionais de laboratório e da vigilância epidemiológica.

Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde do DF envolvidos no diagnóstico das meningites, no que tange à clínica e à epidemiologia das meningites, e ao uso de diferentes técnicas de diagnóstico laboratorial da meningite bacteriana. Pretende, ainda, capacitar os profissionais de laboratório em Bacterioscopia de Líquor.

“A educação continuada atualiza o profissional, promovendo uma saúde pública de qualidade, sensibilizando os profissionais para a sua importância na elucidação dos casos suspeitos”, enfatiza o diretor do Lacen/DF, Jorge Chamon.

De acordo com o especialista, a meningite de origem infecciosa é um grave problema de saúde pública e pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. No caso da meningite bacteriana, devido à alta letalidade, ao elevado potencial de transmissão e patogenicidade e por ser uma doença de notificação compulsória imediata, os profissionais envolvidos com esse agravo devem estar aptos para oferecer uma resposta rápida e eficaz.

Para a microbiologista do Programa de Meningite Bacteriana do Núcleo de Bacteriologia do Lacen-DF, Fernanda Mendes, “o diagnóstico clínico-laboratorial, com a vigilância epidemiológica, são ferramentas que subsidiam o tratamento adequado da meningite bacteriana e as medidas de controle mais eficazes para essa grave doença”.

Conheça a programação completa do curso.  

 Serviço

Curso de Atualização em Meningite Bacteriana

Horário: das 8h às 19h

Data: Dias 6 e 7 de agosto

Local: Auditório do Lacen/DF – SGAN, quadra 601, lotes O/P – Asa Norte

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -