20.5 C
Brasília
19/03/2024
InícioNotíciasDestaquesMais de 136 toneladas de drogas são apreendidas pelas forças de segurança...

Mais de 136 toneladas de drogas são apreendidas pelas forças de segurança de Goiás em dois anos e seis meses

Também em junho de 2021, policiais militares do Batalhão Rural e do Comando de Missões Especiais (CME) apreenderam aproximadamente 1,5 tonelada de maconha, em Anápolis. A droga era transportada em um caminhão e estava escondida em meio a uma carga de produtos de higiene. O carregamento de entorpecentes foi interceptado na zona rural do município goiano.

Só nos seis primeiros meses de 2021, cerca de 25 toneladas de entorpecentes foram retiradas de circulação no Estado, com aumento em 94% na apreensão de cocaína, em comparação com produtividade de igual período do ano passado

Mais de 136 toneladas de drogas foram apreendidas, no Estado, pelas forças de segurança pública, em dois anos e seis meses da atual gestão do Governo de Goiás. Durante o primeiro semestre de 2021, saíram de circulação mais de 25 toneladas de entorpecentes. Neste período, houve, ainda, aumento de 94% nas apreensões de cocaína no Estado, na comparação com produtividade do mesmo período ano passado.

As apreensões significam não só prejuízo às organizações criminosas especializadas no tráfico de drogas, como também contribui diretamente para o restabelecimento da segurança da população, destaca o secretário de Estado da Segurança Pública, Rodney Miranda. “Isso torna os grupos criminosos cada dia menores e mais desorganizados”, afirma.

Entre os principais fatores responsáveis pelo resultado positivo está a maior liberdade concedida pela atual gestão do Governo do Estado às forças policiais. Para o governador Ronaldo Caiado, as ações adotadas contribuem para o desmantelamento de associações criminosas que agiram por anos no Estado. “Um governante que se acovarda diante das facções não tem prerrogativa para governar. A sociedade precisa que as forças de segurança tenham total autonomia de ação”, destaca.

Ainda segundo o chefe do Executivo estadual, o trabalho das forças de segurança tem auxiliado na missão de devolver Goiás aos goianos. “Aqueles que se sentiam donos do pedaço, acima da lei e que muitas vezes tinham a prerrogativa de ameaçar as estruturas de Estado, tiveram por parte do Governo de Goiás a ação inteligente, articulada e eficiente, dentro daquilo que a lei determina, mas sem deixar que bandido crescesse ou tomasse cada vez mais o espaço do cidadão, que não tinha tranquilidade para sair de casa”, ressalta.

Na análise do chefe da SSP/GO, essas apreensões representam, principalmente, famílias poupadas do sofrimento causado pelo vício e de todos os danos trazidos por meio do envolvimento com o tráfico. “Hoje, está cada vez mais difícil achar droga na rua. Isso é fruto de um trabalho de inteligência, de esforço e de integração entre as nossas polícias. O convívio na sociedade fica menos pesado, menos desgastante, se a segurança pública tem funcionado e a gente tem visto isso pelas ruas de todos os 246 municípios do Estado de Goiás”, afirma.

Apreensões de destaque

Uma das principais apreensões foi realizada por equipes do Comando de Operações de Divisas (COD), da Polícia Militar (PMGO), em fevereiro deste ano. Na ocasião, os militares interceptaram um carregamento com aproximadamente 2,4 toneladas de maconha, na zona rural da cidade de Guapó. A droga era levada em uma camionete de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, até Brasília (DF). O veículo usado na ação criminosa, que possuía registro de roubo, também foi apreendido.

Outro destaque foi a apreensão de 3 toneladas de maconha, por equipes do 15º Batalhão da PMGO, em Jataí, no Sudoeste Goiano. A droga estava em uma camionete, escondida em uma região de mata, próximo à GO 050. Os militares descobriram o carregamento após o recebimento de denúncia anônima. Um homem, que seria o responsável pelos entorpecentes, foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município.

Durante a Operação Narco Brasil, realizada em junho deste ano, as forças policiais apreenderam em Goiás cerca de 1,6 tonelada de entorpecentes, além de 13 mil unidades de drogas sintéticas (ecstasy e LSD). Foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão que culminaram na prisão de 198 pessoas, além da apreensão de armas e munições. A operação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e realizada de forma simultânea em todo o País.

Também em junho de 2021, policiais militares do Batalhão Rural e do Comando de Missões Especiais (CME) apreenderam aproximadamente 1,5 tonelada de maconha, em Anápolis. A droga era transportada em um caminhão e estava escondida em meio a uma carga de produtos de higiene. O carregamento de entorpecentes foi interceptado na zona rural do município goiano.

Em ação integrada contra o tráfico interestadual de drogas, as Polícias Civil e Militar apreenderam, em abril, mais de uma tonelada de entorpecentes, no município de Santa Bárbara de Goiás. A droga pertencia a uma organização criminosa e foi interceptada no momento em que era transportada por dois homens, em uma camionete. Além das drogas, também foram apreendidas duas armas de fogo, munições e o veículo, que possuía registro de furto/roubo.

No início do ano, a Polícia Civil de Goiás apreendeu um carregamento com 1,5 tonelada de drogas, em Campestre de Goiás, a cerca de 50 quilômetros de Goiânia. A carga, que continha centenas de tabletes de maconha e skunk (supermaconha), era transportada de Mato Grosso do Sul para a capital goiana. A apreensão trouxe um prejuízo estimado em R$ 2 milhões ao crime organizado. Duas pessoas foram presas em flagrante e autuadas por tráfico de entorpecentes.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -