A expectativa é que a edificação seja entregue em janeiro de 2020
Pelo menos 65% da construção da nova unidade de radioterapia do Distrito Federal estão concluídas. A edificação foi iniciada em janeiro deste ano, em Taguatinga, e a previsão é de que o prédio seja entregue à população, equipado e mobiliado, em janeiro de 2020.
O imóvel abrigará um acelerador linear, que terá capacidade de atender entre 60 e 80 pacientes por mês, agilizando o início desse tipo de tratamento para pessoas com diagnóstico de câncer. A construção fará parte dos serviços de Oncologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).
A fila de espera para o tratamento por radiação, no Distrito Federal, possui 78 pacientes. Para atender a esses doentes, a rede pública de saúde do DF conta com um acelerador linear no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e mais dois aparelhos de radioterapia no Hospital de Base.
“Com isso, ampliamos o escopo do atendimento, há um aumento da oferta, somando ao Base e ao HUB. Teremos o tratamento disponibilizado tanto para nossos pacientes internados quanto para aqueles de atendimento ambulatorial. Isso representa um grande passo no sentido de ampliar e melhorar o atendimento da oncologia pública no DF e uma independência regional de um reviço complexo, que é a radioterapia”, definiu o diretor do HRT, Wendel Antonio Alves Moreira.
INFRAESTRUTURA – A construção, de 860 m², está sendo erguida em terreno ao lado do HRT, numa área de 3.091 m². O custo total do empreendimento é de R$ 9,1 milhões, sendo que R$ 3 milhões foram destinados à aquisição do equipamento.
Os recursos são provenientes do Ministério da Saúde e foram angariados pela Secretaria de Saúde. A iniciativa faz parte das ações do SOS DF Saúde para a expansão da rede e melhoria no atendimento de alta complexidade.
A sala, chamada de bunker, necessita de materiais de construção especiais e paredes de concreto de alta densidade, com dois metros de espessura.
TRATAMENTO – A terapêutica contra o câncer começa com a detecção da doença. A primeira consulta é feita na Unidade Básica de Saúde (UBS), que solicita exames e encaminha o paciente para atendimento especializado.
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.
Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para entrevistasaudedf@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111