24.5 C
Brasília
18/04/2024
InícioNotíciasDestaquesOncologia do HRT faz 60 consultas em dia de força-tarefa

Oncologia do HRT faz 60 consultas em dia de força-tarefa

Onco Ação é realizada uma vez por ano e conta com participação de ex-pacientes

Uma vez por ano a equipe multidisciplinar da Oncologia do Hospital Regional de Taguatinga promove a Onco Ação. Em um único dia, 60 pacientes que estão inseridos no Sistema de Regulação do Distrito Federal realizam a primeira consulta. Trata-se de um número considerável diante dos 106 atendimentos de primeira consulta realizados por mês na unidade.

Durante a ação, pacientes que estão em tratamento ou que já concluíram organizam oficinas e atividades visando melhorar a autoestima, levar conforto a quem chega e descontrair o ambiente. A ação aconteceu nesta quinta-feira (26), na área ambulatorial da Oncologia.

“A ação tem a função de acolher quem não tem os acessos, quem tem dificuldade ou não conhece o fluxo. Então, nesse dia, temos aqui quem não está regulado e vem para saber como ter acesso. E, para aqueles que realizam a primeira consulta, temos disponível toda a equipe multidisciplinar”, explica a supervisora de Enfermagem da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HRT, Laurene Passos de Sousa Silva.

SURPRESA – Os pacientes chamados para a consulta da força-tarefa, em sua maioria, não sabiam das atividades que os esperavam. É o caso do seu José Joaquim da Rocha, que foi para a primeira consulta com oncologista para tratar um câncer de próstata e já aproveitou para cortar o cabelo.

“Não sabia da ação e estou achando bom demais. Não costumamos ver esse tipo de atividade, o que nos deixa surpreso. A gente vem pra cá numa tensão e, ao chegar aqui, em um ambiente tão agradável, ficamos felizes”, relatou o paciente. Quem cortou o cabelo de seu José foi o cabeleireiro Brow. O profissional atendeu ao convite de um amigo: “vim para ajudar a quem precisa”, justificou.

ASSISTÊNCIA – Durante a Onco Ação, conforme explica a supervisora de Enfermagem, além da consulta, o paciente recebe orientação da Assistência Social, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição.

A presença desses profissionais é considerada de fundamental importância para auxiliar nos casos como da dona Malvina dos Santos, que estava acompanhada da sobrinha Josister Machado dos Santos.

Segundo a jovem, Malvina ainda não aceitou o diagnóstico de câncer de mama. “Ela está quietinha ainda porque é tudo muito recente. Demora um pouco para a pessoa entender o que está acontecendo, essa aceitação e entender que as coisas estão evoluindo e que tem a expectativa de recuperação. Não sabíamos do evento e acho que é importante, pois os pacientes precisam”.

TEMA – Segundo a supervisora de Enfermagem, todos os anos é escolhido um tema para ser mais abordado. Em 2019, o foco está voltado para a nutrição como forma de prevenção do câncer de cólon. “Além das orientações sobre como manter uma alimentação adequada, beber água, fazer exercícios físicos, também foram organizadas oficinas para ensinar algumas receitas e dietas de prevenção, incluindo aqueles pacientes que já estão em tratamento, com receitas que possam amenizar os sintomas pós-quimioterapia”, detalha Laurene.

PARCERIAS – Para a realização da Onco Ação, a equipe do HRT conta com parcerias importantes. Os próprios pacientes e pessoas que já receberam alta se tornam colaboradores. São homens e mulheres que dão oficinas sobre uso de lenços, cuidados de beleza com maquiagem, cortes de cabelo masculino e feminino, doação de bijuterias e perucas, além da animação, com direito a música ao vivo, que o paciente Marcelo Senna levou para compartilhar com os demais, após concluir seu tratamento.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -