Ana Cristina recebeu a primeira carteira de enfermeira honorária do país
O Hospital de Apoio de Brasília realizou o sonho de uma da paciente, diagnosticada com câncer e que está no hospital recebendo cuidados paliativos – tratamento multiprofissional de apoio para pacientes sem possibilidade de cura. O sonho da técnica de enfermagem, Ana Cristina Gualberto, que era de se formar em Enfermagem, tornou-se realidade após receber o apoio de profissionais da Enfermagem, da equipe do hospital, amigos e voluntários, na quinta-feira (23).
“Em atendimento psicológico para pacientes acamados, a técnica de enfermagem lamentou a impossibilidade da realização de seu grande sonho por causa da doença. Percebemos o grande amor da paciente pela profissão e nos mobilizando para realizar o sonho”, destaca a psicóloga Giselle de Fá Lima.
Antes de ficar doente, Ana Cristina estava no último ano do curso de Enfermagem, mas teve que interromper. O esforço para trabalhar e estudar e as complicações com a saúde nunca a desanimaram. “Sempre soube do sonho da minha amiga. Ela fez o estágio depois de passar por uma quimioterapia. Andava longa distância para poder ir para a faculdade. Todos os professores sempre a elogiavam” pontua a amiga e colega de faculdade, Márcia Maria de Araújo.
A solenidade de entrega de carteira profissional contou com a presença da diretoria do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren/DF). Foi à primeira carteira de Enfermeira Honorária do país.
“O amor pela profissão e a história da paciente nos emocionou muito. E a possibilidade de realizar esse sonho nos mobilizou e conseguimos providenciar uma categoria de carteira profissional, até então inexistente nos conselhos de enfermagem do país”, destaca o Presidente do Coren/DF, Marcos Wesley.
A solenidade contou também com o juramento profissional da Enfermagem, beca, entrega simbólica do diploma e um momento muito esperado por Ana Cristina, que foi o lançamento capelo (chapéu de formatura), ato simbólico e especial para os formandos.
A paciente chegou ao Hospital de Apoio no dia 14 de janeiro e fez questão de falar do amor que tem pela Enfermagem. “Eu sempre gostei de cuidar de pessoas, e cuidar com amor, por isso queria ser enfermeira. Não acreditei quando falaram que eu iria realizar o meu sonho, pensei que era brincadeira. A carteirinha profissional era algo tão difícil de conquistar”, ressalta Ana Cristina, de 44 anos.
Após a solenidade, Ana Cristina fez questão de colocar o jaleco, com seu nome e o da profissão bordados. Depois, se confraternizou com os amigos e agradeceu a todos: “Foi tudo especial, agradeço os profissionais, os voluntários e os amigos. É um sonho concretizado”.
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.
Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para entrevistasaudedf@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111