20.5 C
Brasília
16/04/2024
InícioNotíciasDestaquesPessoas em situação de rua recebem ações de saúde no Núcleo Bandeirante

Pessoas em situação de rua recebem ações de saúde no Núcleo Bandeirante

Iniciativa também teve café da manhã, cortes de cabelos e bazar

As pessoas em situação de rua que frequentam o Núcleo Bandeirante tiveram uma surpresa positiva nesta quarta-feira (21). Uma tenda de atendimento à saúde, montada no Beco do Amor, na Avenida Central, ofereceu exames para detectar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, testes rápidos para HIV e sífilis, além de aferição de pressão arterial e da glicemia.

As ações, realizadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Núcleo Bandeirante, fazem parte da programação do Café da Manhã com a Pop Rua, idealizado pelo Coletivo Voz e Rua (CVR) e pelo Grupo Unidos Somos Mais Fortes (Gusmf). Além do café da manhã, houve cortes de cabelo, um bazar com roupas doadas e conversas com especialistas sobre ter mais acesso a direitos.

“O objetivo principal é promover iniciativas de cuidado e cidadania para a população em situação de rua”, resumiu a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Campos.

Uma das beneficiadas foi Edilene dos Santos, 53 anos. Além de verificar a pressão e a glicemia, aproveitou para conferir algumas roupas do bazar e tomar o café da manhã. “Sempre é bom ver como está a saúde, porque não sabemos como será o dia de amanhã. Ações como esta nos dão força”, elogiou.

Para Noêmia Barbosa, 40 anos, que vive na rua há dois anos, a iniciativa é importante para ajudar quem mais precisa. “É muito bom para nós porque tem tudo o que nos falta. Mediram minha pressão e a glicemia. Deu tudo normal, graças a Deus. Espero que venham mais vezes”, sugeriu.

Quem também espera que a iniciativa se repita é Paulo Santos, um dos organizadores do Coletivo Voz e Rua. “Eu também estou em situação de rua e isso é importante para valorizar as pessoas. Elas se sentem mais acolhidas e menos esquecidas. Espero que esta seja a primeira ação de muitas. É uma porta que estamos abrindo para continuar nesta luta”, contou.

INICIATIVA – O Beco do Amor já é conhecido no Núcleo Bandeirante pelas ações de cuidado e cidadania com as pessoas em situação de rua. Especialmente por causa da cabeleireira Glícia Ribeiro, que, há 15 anos, recolhe roupas usadas das suas clientes para serem doadas, além de oferecer café da manhã e um lugar na sua loja para as pessoas tomar banho.

Nesses 15 anos, Glícia conta que já ajudou 286 pessoas com o auxílio das suas clientes. São mais de 150 peças doadas por semana. “Eu já fui moradora de rua e os considero como família. Esta ação é para mostrar que tem alguém aqui gosta deles e não vai desistir de nenhum”, afirmou.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -