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16/06/2024
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Presidente do Escritório Nacional de Mídia destaca urgência de consolidar a unidade e a integração da mídia do Golfo

"Há uma necessidade urgente de unificar o discurso da mídia do Golfo e coordenar os vários meios de comunicação, guiados pelo profissionalismo necessário, princípios acordados e um código de honra compartilhado", ele destacou.

O xeique Abdulla bin Mohammed bin Butti Al Hamed, Presidente do Escritório Nacional de Mídia (NMO, na sigla em inglês) e Presidente do Conselho de Mídia dos Emirados Árabes Unidos, participou da 27ª Reunião de Ministros da Informação do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), na quinta-feira, em Doha.

A reunião contou com a participação dos ministros da Informação do Conselho e com a presença do secretário-geral do CCG, Jasem Mohamed AlBudaiwi.

O xeique Abdullah Al Hamed, ao liderar a delegação dos Emirados Árabes Unidos, acompanhado por Mohammed Saeed Al Shehhi, secretário-geral do Conselho de Mídia dos EAU, e pelo Dr. Jamal Mohammed Obaid Al Kaabi, diretor-geral do NMO, enfatizou a urgência de consolidar a unidade e a integração da mídia do Golfo em meio aos desafios regionais e globais.

“Há uma necessidade urgente de unificar o discurso da mídia do Golfo e coordenar os vários meios de comunicação, guiados pelo profissionalismo necessário, princípios acordados e um código de honra compartilhado”, ele destacou.

O Presidente do Escritório Nacional de Mídia acrescentou: “Acreditamos em nossa capacidade de fornecer um roteiro para uma mídia moderna e esclarecida do Golfo”, pontuou. “Uma mídia que enfrente com confiança todos os desafios, compreenda as rápidas mudanças no mundo, acompanhe o ritmo do desenvolvimento abrangente e sustentável alcançado pelos países do CCG, expresse isso de forma honesta e profissional e transmita uma imagem realista das conquistas do Conselho para o mundo”, continuou.

O xeique Abdullah Al Hamed ressaltou a importância de desenvolver estratégias conjuntas que acompanhem os rápidos desenvolvimentos da mídia e contribuam para fortalecer a posição dos países do Golfo no cenário internacional, pedindo a criação de um sistema de mídia integrado e avançado.

O enfrentamento dos desafios que cercam o setor de mídia nos países do CCG exige uma visão clara do Golfo, coordenação conjunta e uma estratégia de vários estágios, ele afirmou. E pediu para continuar a aproveitar o progresso feito no desenvolvimento de uma estratégia de conscientização para gerenciar as redes de comunicação eletrônica, com o objetivo de maximizar seus benefícios e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos para as novas gerações e o sistema tradicional de valores da região.

Além disso, ele salientou a necessidade de promover uma interação construtiva e inovadora entre a mídia e a inteligência artificial.

Durante a reunião, a delegação dos Emirados apresentou várias propostas de trabalho conjunto. Uma das principais foi estabelecer um banco de dados de informações unificado para os países do Conselho de Cooperação do Golfo. Esse banco de dados facilitaria o fluxo e a troca de informações e conteúdo entre os Estados-membros, servindo como um repositório central para compartilhar dados e materiais audiovisuais de maneira imediata e confiável. Essa iniciativa visa aumentar a transparência da mídia e ajudar a unificar suas mensagens em diferentes países.

A delegação dos EAU também propôs a realização de um estudo abrangente sobre o futuro da inteligência artificial e seu crescente impacto no setor de mídia. Esse levantamento tem como objetivo antecipar tendências futuras e identificar as oportunidades e os desafios enfrentados por esse setor vital.

Xeique Abdulla bin Mohammed bin Butti Al Hamed, presidente do Escritório Nacional de Mídia (NMO, na sigla em inglês) e Presidente do Conselho de Mídia dos Emirados Árabes Unidos.
Xeique Abdulla bin Mohammed bin Butti Al Hamed, presidente do Escritório Nacional de Mídia (NMO, na sigla em inglês) e Presidente do Conselho de Mídia dos Emirados Árabes Unidos.

A reunião deliberou sobre vários itens da agenda, com foco na melhoria da cooperação conjunta no campo da mídia eletrônica. As principais discussões incluíram o estabelecimento de controles regulatórios para mecanismos de publicidade comercial em sites e plataformas de mídia social, o início da “Segurança Digital Infantil” nos países do CCG e a formulação de um plano de conscientização colaborativo para proteger a moral, fomentar a socialização e promover os valores e a identidade do Golfo.

Os Ministros da Informação do CCG também discutiram as recomendações apresentadas por vários comitês de mídia que se reuniram recentemente sob os auspícios do Conselho. Elas abrangem iniciativas alinhadas com a implementação das diretrizes das sábias lideranças dos países do Conselho de Cooperação do Golfo.

As autoridades analisaram o avanço da cooperação conjunta nas áreas de rádio, televisão e agências de notícias, bem como estratégias para o desenvolvimento da mídia do Golfo. Além disso, discutiram a coordenação dos esforços para reforçar a imagem positiva dos países do CCG regional e internacionalmente.

Além disso, examinaram o relatório da Fundação para a Produção de Programas Conjuntos do CCG e o relatório da Corporação de Rádio e Televisão do Golfo.

Fonte: WAM

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