21.5 C
Brasília
19/04/2024
InícioNotíciasDestaquesProfissionais da Região Sudoeste participam de capacitação em libras

Profissionais da Região Sudoeste participam de capacitação em libras

Iniciativa visa democratizar o acesso no atendimento da Região de Saúde

A aula inaugural da nova turma do Curso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os servidores da Secretaria de Saúde aconteceu nesta terça-feira (11), no Auditório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A capacitação tem o objetivo de oferecer uma maior autonomia à comunidade surda e democratizar o acesso ao atendimento na região de saúde.

“É muito importante que os servidores da saúde participem desse curso. Muitas vezes sentimos falta desse conhecimento em nossos atendimentos. Essa capacitação significa inclusão. É uma forma de nos comunicarmos melhor com o nosso paciente”, destaca a gerente de Assistência Clínica do HRT, Graciela Montoya.

Cerca de 40 servidores da Região de Saúde Sudoeste participaram da aula. A atividade foi ministrada pelo professor do Instituto Federal de Brasília (IFB) Leandro Torres, que é surdo, e atua no campus da UnB em Taguatinga. A primeira aula contou com explicações sobre o material didático, que é todo on line, além de mostrar a dificuldade da comunidade surda no atendimento de saúde.

“Precisamos prestar uma assistência humanizada para todas as pessoas. Geralmente a comunidade surda não é atendida em seus direitos por causa da falha na comunicação. Quero fazer uma comunicação efetiva para garantir esses direitos e por me colocar no lugar do outro”, ressalta a enfermeira do Núcleo de Medicina do Trabalho do HRT, Cláudia Denise da Silva.

A capacitação conta com um conteúdo programático focado em uma metodologia específica para a área de atendimento ao público. O curso é dividido em três módulos, cada um com 60 horas. Entre os diferenciais do curso estão as dinâmicas próprias de ações inclusivas e a abordagem para um atendimento ao público mais humanizado.

A nova turma do Curso Libras HRT 2020 terá aulas todas às terças-feiras até o dia 24 de novembro. Trata-se de um curso básico, mas que já permite um atendimento para a comunidade surda.

“Tenho a necessidade de poder me comunicar com todos os pacientes. Queremos prestar um melhor atendimento, mas muitas vezes não sabemos o que fazer. Esse curso permite uma assistência mais humanizada”, pontua a técnica em Saúde Bucal do HRT, Hélida Diogo Caixeta.

PARCERIA – A capacitação faz parte de uma parceria da Secretaria de Saúde e do Instituto Federal de Brasília para uma formação em Libras para os servidores. A parceria firmada, em 2019, trata da oferta de formação em Libras. Até o momento 300 servidores já foram capacitados no primeiro módulo ministrado pelo IFB.

A iniciativa visa oferecer formação aos servidores para atender o disposto na Lei nº 6.300/2019, que assegura a disponibilização de profissional apto a se comunicar na Língua Brasileira de Sinais nos órgãos da rede pública de saúde do DF.

“Essa parceria é muito importante para garantir acessibilidade comunicacional para as pessoas surdas, principalmente no ambiente hospitalar, onde geralmente estão mais fragilizadas A capacitação vai contribuir com uma melhoria significativa no atendimento das pessoas surdas”, esclarece a coordenadora de Políticas Inclusivas do IFB, Alessandra do Carmo Fonseca.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -