21.5 C
Brasília
24/04/2024
InícioNotíciasDestaquesSaúde investe em novos equipamentos para exames

Saúde investe em novos equipamentos para exames

Aparato tecnológico permitirá diagnósticos mais precisos

A Secretaria de Saúde está investindo na aquisição de equipamentos para diminuir o tempo de espera dos pacientes por exames e, também, aumentar o número de usuários atendidos. Novos mamógrafos e tomógrafos estão entre os itens.

“Teremos um aumento de 20% no número de equipamentos de mamografias. Dos cinco adquiridos, dois já foram instalados, um no Hospital de Base e outro no Materno Infantil de Brasília”, destaca o diretor de Engenharia Clínica da Secretaria de Saúde, André Alex de Jesus Silva. Ele acrescenta que cada aparelho será adquirido pelo valor de R$ 1 milhão. Os tomógrafos, por sua vez, terão investimento de R$ 2,5 milhões cada.

Silva acrescenta que, até o fim deste mês, um terceiro será instalado no Hospital Regional de Sobradinho. “Os demais vão para o Hospital Regional de Taguatinga e para a Central de Radiologia de Taguatinga”, completa.

Também estão em processo de aquisição 21 arcos cirúrgicos e oito torres de endoscopia. Os arcos são equipamentos de raios-x nos quais é possível produzir imagens em tempo real, com milhares de tons de cinza, por meio de geração de imagens digitais. Com eles são feitas cirurgias em geral.

Mamógrafo
Mamógrafo

TECNOLOGIA – Ainda foi recomendada, pela área técnica da secretaria, a ampliação no quantitativo de canais dos três tomógrafos que estão sendo adquiridos para um modelo com maior resolução. “Com isso, o médico poderá dar um diagnóstico ainda mais preciso”, explica André Silva.

Como o processo de compra está na fase de execução de ata, falta apenas a nota de empenho para a entrega dos equipamentos.

MANUTENÇÃO – A pasta também tem trabalhado para firmar contratos de manutenção para todos os equipamentos da Secretaria de Saúde. Atualmente, estão vigentes 80% de contratos prioritários de alta complexidade e 60% de baixa e média complexidade.

“Estão em andamento processos para equipamentos de três marcas, para itens como ventiladores pulmonares, monitores, oxímetros, aspiradores e desfibriladores”, conclui o diretor de Engenharia Clínica.​

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

A​cesse a​ galeria de imagens da Saúde​ clicando aqui.

Fonte: Ascom da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -