20.5 C
Brasília
27/04/2024
InícioNotíciasDestaquesSemana da Enfermagem é incluída no calendário oficial do DF

Semana da Enfermagem é incluída no calendário oficial do DF

Celebração é feita, anualmente, entre os dias 12 a 20 de maio

Celebrada na rede pública de saúde entre os dias 12 e 20 de maio, a Semana da Enfermagem foi incluída oficialmente no calendário do Distrito Federal, para ser comemorada também no setor privado. A medida, instituída pela Lei n° 6.476/2020, foi sancionada pelo governador em exercício, Paco Britto, e publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira (7).

Pela lei, “as unidades de saúde pública e privada devem garantir a representatividade dos profissionais de Enfermagem nas programações alusivas à semana”. Isso inclui eventos, palestras e seminários promovidos pelas entidades da categoria para fortalecer os espaços de discussão do setor.

Apesar de ser incluída agora no calendário oficial do DF, a Semana de Enfermagem já é amplamente comemorada e difundida na Secretaria de Saúde devido à relevância da categoria para a pasta. Ao todo, somam 14.371 profissionais de Enfermagem, sendo 10.863 técnicos e 3.508 enfermeiros.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou a importância dos profissionais na rede pública, que representam a maior parcela de trabalhadores da pasta. “A Semana da Enfermagem é fundamental para reconhecer esses profissionais tão importantes para a estruturação do Sistema Único de Saúde no país e no DF”, ressaltou.

Para o diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Saulo Júnior, oficializar a Semana no DF reconhece a importância da categoria. “É um momento de valorização dos profissionais e também será uma oportunidade de trazer mais hospitais e unidades de saúde para as discussões, buscando o que há de mais inovador para as redes pública e privada”, avaliou.

A Lei n° 6.476/2020, aprovada pela Câmara Legislativa do DF, é de autoria do deputado Jorge Vianna, técnico de Enfermagem e servidor público no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

DADOS – Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), só no Brasil existem mais de 500 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de Enfermagem,  somando, ao todo, mais de 2 milhões de profissionais em todo o país.

No Sistema Único de Saúde, são mais de 200 mil profissionais de Enfermagem só na Atenção Básica, compondo as Equipes de Saúde da Família, de Consultório na Rua, Equipes de Saúde Família Ribeirinhas e nas equipes de unidades básicas fluviais.

HISTÓRIA – Os dias 12 a 20 de maio não foram escolhidos ao acaso para a Semana da Enfermagem. Em 12 de maio se comemora o nascimento de Florence Nightingale, pioneira no tratamento a feridos de guerra.

Já o dia 20 de maio se recorda o falecimento da enfermeira brasileira Anna Nery, em 1880, também pioneira na sua área.

Em 1958, a assembleia geral da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) recomendou a criação, por ato oficial, da Semana de Enfermagem. O objetivo era fortalecer e valorizar a união de todos esses profissionais.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -