19.5 C
Brasília
28/02/2024
InícioNotíciasDestaquesADASA recebe prêmio pela transparência de dados públicos e eficiência no controle...

ADASA recebe prêmio pela transparência de dados públicos e eficiência no controle interno

O ranqueamento, instituído em 2016, é realizado no decorrer do ano e em dezembro, o órgão controlador premia as instituições que mantiveram 100% índice. O objetivo é estimular a transparência pública por meio do cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) recebeu nesta semana dois importantes reconhecimentos concedidos pela Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF).

Na quarta-feira (6/12), a Agência conquistou o selo ouro no âmbito do Prêmio Alto Nível. A primeira edição da premiação contemplou 52 órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal (GDF) que se destacaram na busca por atender recomendações realizadas por meio de auditorias da Controladoria. No total, foram entregues 22 selos ouro, 16 selos prata e 14 selos bronze.

A ADASA poderá divulgar para a população o selo que conferiu ao órgão regulador a excelência em controle interno. O tributo reflete a preocupação da instituição com a promoção da eficiência, transparência e prevenção de irregularidades em seus processos de trabalho, fortalecendo os mecanismos de Governança do órgão regulador.

Na quinta-feira (7/12) a Agência alcançou mais uma vez 100% do Índice de Transparência do Distrito Federal (ITA). Em 2023, o índice passou a avaliar não apenas o cumprimento da transparência ativa, que são as informações disponibilizadas pelos órgãos, secretarias e entidades públicas em seus respectivos sítios eletrônicos, mas também o cumprimento da transparência passiva, que é quando o cidadão solicita informações ao governo por meio do e-Sic, que pode ser acessado no Participa DF.

O ranqueamento, instituído em 2016, é realizado no decorrer do ano e em dezembro, o órgão controlador premia as instituições que mantiveram 100% índice. O objetivo é estimular a transparência pública por meio do cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

O chefe do Controle Interno da ADASA, Dennis Monteiro do Valle, recebeu o reconhecimento em nome da instituição durante cerimônia realizada Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Para o regulador, a transparência na administração pública é crucial para que os cidadãos compreendam as decisões governamentais e exerçam sua fiscalização. “Além disso, os controles internos garantem a eficiência operacional, minimizando riscos de corrupção e assegurando o uso adequado dos recursos públicos. O sistema exerce um papel fundamental para uma gestão responsiva, que atenda às necessidades da sociedade de forma ética e eficaz”, concluiu.

A entrega das homenagens faz parte da agenda de programação da Semana da CGDF de Combate à Corrupção promovida de 4 a 10 de dezembro.

Fonte: Com informações da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) / Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -