De acordo com instituição, cada caso será analisado antes. Presidente do banco disse que seguirá outras medidas anunciadas pela Febraban
O Banco de Brasília (BRB) vai aderir ao pacote de medidas anunciado nesta segunda-feira (16/03) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelos principais bancos nacionais para amenizar as consequências da pandemia do coronavírus na economia. Segundo o presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, as dívidas dos clientes serão prorrogadas. Mas cada caso será analisado antes decisão.
“A prorrogação não é automática. A Febraban e os bancos vão analisar cada caso. O BRB agirá da mesma forma”, cravou Paulo Henrique Costa. A federação divulgou nota afirmando que um dos pontos adotados para ajudar os clientes é prorrogar por 60 dias os vencimentos de dívidas de pessoas físicas e micro e pequenas empresas.
“Nós estamos acompanhando todas as outras medidas anunciadas pela Febraban. E o BRB adotará todas as condições que forem definidas e adotadas pelos cinco maiores bancos brasileiros também”, afirmou Paulo Henrique Costa. “Desde já a gente afirma que vai seguir o movimento do mercado”, arrematou.
Outra medida apresentada pelo BRB é o lançamento, nesta quarta-feira (18/03), da linha de crédito de R$ 1 bilhão para os empresários do DF enfrentarem a crise do novo coronavírus.
Segundo levantamento do Sebrae, restaurantes e shoppings tiveram queda de 70% no faturamento durante o fim de semana passado (entre 13/03 e 15/03). E mais: o serviço de delivery, por exemplo, apresentou queda de 15%. O segmento de eventos também está em situação crítica.
Decretos
Desde a última quinta-feira (12/03), o governo do Distrito Federal (GDF) tem apresentado, por meio de decretos, medidas a fim de diminuir a transmissão do Covid-19, como o fechamento de academias e museus. Restaurantes e bares foram orientados a adotar ações para evitar o contágio e começaram a ver os lucros despencarem.
Segundo empresários, os micro e pequenos empreendedores foram os mais atingidos. O cancelamento de um evento marcado para o fim de semana gerou prejuízo de R$ 380 mil para os organizadores.
Fonte: Metrópoles