O Banco BRB foi destaque, pelo terceiro ano consecutivo, no prêmio internacional Banking Awards, divulgado nesta segunda-feira. Na edição de 2023, o presidente Paulo Henrique Costa foi eleito melhor CEO de banco na América do Sul.
O prêmio é concedido pela revista International Banker, publicação inglesa voltada ao setor de finanças e integrante do grupo Finance Publishing.
A premiação deste ano teve como objetivo reconhecer indivíduos e organizações de destaque no mercado bancário global, e estabelecer novos padrões de desempenho no setor financeiro.
Ao premiar os principais CEOs de instituições financeiras de cada região do mundo, a premiação busca valorizar as contribuições essenciais desses executivos como importantes tomadores de decisão dentro de suas organizações no cenário do mercado global.
“É uma honra representar o BRB nesta premiação de alcance internacional. É um indicador de que o trabalho de todo o time do BRB segue alinhado e com foco no objetivo principal de promover a melhor experiência aos nossos clientes, disponibilizando um portfólio de um banco completo, pautado pela inovação e pela oferta de um atendimento diferenciado”, afirma o presidente Paulo Henrique Costa.
À frente do BRB desde 2019, Paulo Henrique Costa, desde então, lidera o banco em seu processo de modernização e de crescimento físico e digital. Ao assumir a presidência da instituição, estabeleceu a missão de, junto com cada colaborador do BRB, transformar o banco em uma instituição maior, mais ágil, forte e ainda mais sólida, protagonista do desenvolvimento social e econômico do DF. No período, e até setembro do ano passado, data da divulgação do último resultado, o Banco teve acumulado recorde de R$ 1,6 bilhão. Do total, R$ 773 milhões foram pagos em dividendos ao GDF, acionista majoritário do BRB.
No período, o BRB saltou de pouco mais de 600 mil clientes para quase 7 milhões, considerando os do Nação BRB FLA, banco digital lançado em parceria com o Flamengo. Atualmente, o BRB está presente em mais de 5.100 municípios, equivalente a 92% do território nacional, 39 países e nos 6 continentes.
Outra iniciativa que colaborou para a elevação dos números da Instituição foi o avanço presencial do Banco para diversos estados do País. Em linha com seu planejamento estratégico, o BRB chegou à região Nordeste em 2022, com avanço no estado da Bahia, onde também atua como agente exclusivo do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para a captação e administração dos depósitos judiciais, administrativos e fianças, bem como dos recursos destinados ao pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor. O BRB é a única instituição financeira do País a oferecer o PIX judicial.
A pauta da inovação também mereceu destaque nos últimos anos. Em 2020, o BRB lançou seu Programa de Inovação, e promove ações contínuas para incorporar criatividade, tecnologia e melhorias aos seus processos. Como fruto desse programa, estão a parceria firmada com a Plug and Play, a inauguração do centro de inovação no BRBLAB, o lançamento do Edital de Inovação Aberta e a chegada ao Vale do Silício, com a abertura de um escritório de inovação.
A frente social também possui grande relevância para a instituição, que segue cumprindo seu papel como banco público, agente de desenvolvimento econômico, social e humano nas suas regiões de atuação. Entre 2019 e 2022, o banco operacionalizou 10 novos programas emergenciais lançados pelo Governo do Distrito Federal, que auxiliaram mais de 117.733 famílias em situação de vulnerabilidade social. O valor creditado aos beneficiários nesse período chegou a R$ 1 bilhão. Além do atendimento nas agências, o BRB desenvolveu cartões personalizados e disponibilizou soluções tecnológicas aos beneficiários dos Programas.
Desde 2020, com o lançamento dos programas Supera-DF (2020), Acredita DF (2021) e Avança-DF (março de 2022), o Banco ultrapassou a marca de R$ 19,7 bilhões, entre concessão, redirecionamento e renegociação de crédito, beneficiando mais de 350 mil clientes, pessoas físicas e jurídicas. Os programas foram implementados para estimular o desenvolvimento econômico no Distrito Federal em meio à pandemia da COVID 19.
Com todo o processo de modernização e expansão, em busca de proporcionar a melhor experiência aos seus clientes, o BRB também inaugurou seu novo modelo de atendimento de varejo, baseado em eixos de destaque como a nova ambiência das unidades, melhoria dos processos, o reposicionamento da Rede e a nova segmentação, com foco nas necessidades e experiências dos clientes.
Para viabilizar todo o crescimento da instituição e seguir potencializando resultados, o BRB promoveu, desde 2019, 5 concursos públicos. O último, com provas realizadas em novembro de 2022, contou com mais de 61,6 mil candidatos para disputar 500 vagas. Nos últimos três anos, foram convocadas 984 pessoas aprovadas para cargos de escriturário, analista de TI, engenheiro de segurança do trabalho, advogado e médico do trabalho.
“Seguiremos proporcionando um atendimento de excelência e que represente o BRB em seu novo patamar. Nosso planejamento de expansão será mantido e trabalharemos incansavelmente na busca de soluções financeiras de excelência para os nossos clientes e para que o BRB seja o banco prioritário desse público, com ênfase no digital, mas também no relacionamento presencial próximo das pessoas”, acrescenta o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Banco de Brasília – BRB